Advertisement

Vídeo indica suposto míssil atingindo avião que sofreu acidente no Irã

Boeing Ucrânia Ukraine

O New York Times divulgou na tarde desta quinta-feira (09/01) um vídeo onde supostamente um míssil atinge um alvo no ar, considerado pelo jornal o Boeing 737-800 da Ukrainian Internacional Airlines, que caiu logo após decolar de Teerã, a capital do Irã.

O vídeo acima mostra um rastro de fogo, antes do mesmo sumir, culminando com segundos depois com um barulho de explosão ser ouvido em solo.

O avião não explodiu de imediato, mas o primeiro vídeo divulgado após o acidente mostra a aeronave em chamas rumo ao solo. Na colisão da aeronave há uma forte explosão. Veja mais no vídeo acima.

Algumas teoria apontam que a aeronave foi perfurada em vários locais por um míssil, como mostram as diversas imagens dos componentes da aeronave (veja a galeria acima).

Destroços encontrados em solo apontam para uma ogiva do míssil russo terra-ar Tor 9K331, que tem a característica de explodir a uma distancia entre 10 a 20 metros do alvo, causando danos por dispersão de fragmentos.

Em 9 de janeiro de 2020, o Primeiro Ministro do Canadá anunciou que estudos iniciais indicam que a aeronave foi abatida por mísseis terra-ar, a partir do solo do Irã. Isso pode ter sido não intencional.

Uma autoridade dos EUA, no entanto, disse que satélites do país detectaram o lançamento de dois mísseis pouco antes da queda do avião, seguido por evidências de uma explosão. Duas autoridades disseram que os EUA acreditam que a queda do avião foi acidental.

A queda ocorreu horas depois de o Irã realizar ataques com mísseis contra forças lideradas pelos Estados Unidos no Iraque, em retaliação pelo assassinato de um general iraniano, provocando a especulação de que o avião poderia ter sido atingido.

Enquanto isso, a Ucrânia apresentou quatro possíveis cenários para explicar o acidente, incluindo um ataque com mísseis e terrorismo, e investigadores iranianos disseram que o avião estava em chamas no ar antes de cair.

Segundo o governo ucraniano, investigadores do país queriam vasculhar o local do acidente ocorrido na quarta-feira a sudoeste de Teerã para buscar possíveis detritos de um míssil fabricado na Rússia usado pelas Forças Armadas do Irã.

A aeronave estava cumprindo o voo PS-752, de Teerã para Kiev, na Ucrânia, e transportava 167 passageiros e 9 tripulantes. Não há sobreviventes.

O voo da Ukrainian Internacional Airlines, que caiu nesta quarta-feira (08/01) em Teerã, no Irã, estava operando com uma experiente e composta tripulação de pilotos e comissários de bordo.

O Boeing 737-800 precisa de 2 pilotos e 4 comissários(as) de bordo para cumprir um voo, de acordo com a determinação das agências reguladoras, mas o voo estava operando com três pilotos e 6 comissários de bordo.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: acidente, Incidente, Irã