Embraer Phenom 300 Top Gun maverick
Equipado com duas câmeras especiais, jato foi usado durante filmagens com o porta-aviões USS Theodore Roosevelt. Imagens: Kevin LaRosa II.

Recentemente falamos sobre um jatinho ERJ-135 Legacy da Embraer que foi usado para transportar o elenco de Top Gun: Maverick. O que não se sabia até agora é que um outro avião da Embraer também participou das filmagens do longa-metragem que bateu recordes no fim de semana de lançamento.

Após a chega do aguardado filme aos cinemas, uma série de imagens bastidores e produção tem surgido pelas redes sociais.

O piloto Kevin LaRosa II, que foi coordenador das tomadas aéreas do novo Top Gun, entrou na onda e publicou imagens belíssimas do jato Phenom 300 da Embraer usado durante as filmagens a bordo do porta-aviões nuclear USS Theodore Roosevelt da Marinha dos EUA. Confira o vídeo.

Um dos momentos mais impressionantes é quando a aeronave sobrevoa o deque do porta-aviões, lembrando os pousos e toque-e-arremetida dos caças F/A-18 Super Hornet que operam a bordo do mesmo navio. 

Imagem: Kevin LaRosa II.

O jato foi fabricado em 2011 nos Estados Unidos na planta Embraer no estado da Flórida. Inicialmente registrado como N317FL, o Phenom 300 mais tarde recebeu uma série de modificações para se tornar uma plataforma de filmagens aéreas. 

Segundo o portal engelsjk, as principais adições foram duas câmeras SHOTOVER F1, giro-estabilizadas em seis eixos diferentes. Os equipamentos foram instalados no nariz e no meio da fuselagem da aeronave, que também recebeu modificações no interior na forma de estações de comando e coordenação das câmeras.

Embraer 505 Phenom 300 N562TM F1 Shot Over Camera mounts

A aeronave desenhada no Brasil atuou em conjunto com os jatos de treinamento L-39 Albatros, que capturaram as imagens acrobáticas e de alta velocidade dos caças F/A-18 Super Hornet usados no filme. 

Falando ao The War Zone, LaRosa afirmou que alcance estendido e os recursos de câmera dupla do jato Phenom 300 complementam os recursos mais acrobáticos das aeronaves Aero L-39 da CineJet, escolhidas para gravar os dogfights e voos de baixa altura e alta energia.