Esquadrão Zeus com um KC-390 em segundo plano- Foto: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER

O KC-390 Millennium decolou na madrugada desta terça feira (12/01), a partir da Base Aérea de Anápolis (ALA-2), em Goiás para realizar um Exercício Operacional em Lousiana, nos Estados Unidos.

A ação inédita ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro e trata-se Exercício Culminating. 

KC-390 Millennium- Foto: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER

A mais nova aeronave de transporte da FAB vai realizar escalas em Boa Vista, Roraima e San Juan e Porto Rico. 

A tripulação é composta por 21 militares do Esquadrão Zeus, que integrarão o exercício militar.

Foto: FAB

Já nos EUA, o KC-390 vai cumprir missões de lançamento d eparaquedistas brasileiros e norte-americanos. Em uma determinada noite o KC-390 vai participar de uma missão em pacote que encolverá um total de 16 aeronaves e serão lançados ao todo mais de 4 mil paraquedistas.

“A aeronave KC-390 tem capacidades novas. Isso torna necessário um desenvolvimento de uma doutrina tanto para a Fab quanto para o Exército. Nesse exercício, poderemos ver como operam as aeronaves que têm sistemas semelhantes e qual doutrina utilizam. Vamos aprender com eles, trazer esses conhecimentos e adaptar aqui no Brasil”, disse em entrevista ao Ministério da Defesa, o comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz.

A presença brasileira também contar com o Exército Brasileiro que já enviou para os EUA   203 militares.

Militares do Exército Brasileiro nos EUA- Foto/ Divulgação: Ministério da Defesa

A FAB já recebeu quatro unidades do KC-390, a primeira foi entregue em setembro de 2019 e a última no dia 19 de dezembro de 2020. Ao todo a ALA-2 vai abrigar 28 unidades da aeronave, além dos 36 caças Gripen F-39E/F.

Cockpit de um KC-390- Foto: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA