Vídeo mostra caça F-35 lançando cinco bombas de precisão

Um vídeo de um Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter fazendo um lançamento de bombas de precisão está sendo bastante compartilhado nessa semana.

Segundo um especialista, é um F-35 lançando cinco bombas de um modelo que parece com as Paveway IVs. Já a localização seria uma área de treinamento conhecida como Estação de Ar Naval da China Lake, na Califórnia.

No vídeo, apesar de não ficar muito nítido, acredita-se que os armamentos lançados tenham saído da baía interna do caça. O F-35 é uma aeronave stealth, devido a isso leva os armamentos na parte interna, com isso dificulta ainda mais um radar de identificá-lo durante o voo. O mesmo acontece com o F-22, porém o F-35 também pode levar o arsenal de maneira comum na parte externa, chamamos isto de “modo besta”.

Esquema que mostra as capacidades de transporte de armas. do F-35. Tanto no Modo Setealth quando no Modo Besta. Foto- Lockheed Martin

A questão sobre as bombas que estão sendo lançadas, não podemos confirmar se são as Paveway IVs. Uma vez que só os britânicos e sauditas operam esse armamento.

O principal míssil empregado pela USAF é o AIM-120 AMRAAM (Avançado, Médio Alcance, Mísseis Ar-Ar). Esse armamento já foi usado no inicio do ano passado quando um F-35 interceptou dois drones em uma simulação, os mesmo foram detectados e abatidos.

Aos poucos e enfrentando problemas o programa F-35 vai ganhando espaço dentro e fora dos EUA. Em uma visão internacional o F-35 está cada vez mais ganhando o mercado exterior e se tornando o caça de espinha dorsal das forças aéreas.

F-35B da RAF carregado com bombas Paveway IVs. (Foto: BAE Systems)

DEIXE UMA RESPOSTA