MiG-29 Ucrânia
Foto: Reprodução

Um caça Mikoyan MiG-29 da Força Aérea Ucraniana foi gravado decolando em meios aos bombardeios, provavelmente nos primeiros dias do conflito entre os russos e ucranianos.

Algumas fontes apontam que o vídeo, que você pode conferir abaixo, foi gravado em Mykholaiv, no sul da Ucrânia. Como citamos antes, a data e o local exatos das filmagens são desconhecidos.

Uma das outras possibilidades levantadas é que o caça estava decolando a partir de uma estrada nas proximidades de Mykholaiv, visto que os pilotos ucranianos são treinados para este tipo operações. De qualquer modo, o vídeo é impressionante pela destreza e habilidade do piloto em uma condição totalmente adversa.

O MiG-29 é um dos caças que mais tem sido empregados pela Ucrânia nos combates aéreos contra a Rússia. O modelo também virou parte de uma lenda sobre um suposto Ás chamado de “Fantasma de Kiev”, que teria derrubado seis aviões russos nas primeiras 24 horas de combate.

De qualquer modo, o MiG-29 é um dos vetores de maior valor da Ucrânia. O caça de superioridade aérea tem capacidade de atingir Mach 2.25, voar a até 59.000 pés e pode receber seis mísseis ou bombas (de até 665 kg cada uma). Ao longo da aeronave são sete pontos duros que podem receber armamentos.

Pelas diversas versões, o MiG-29 pode ter diferentes funções e receber uma lista grande de armamentos. Cerca de dez caças deste modelo foram perdidos pela Ucrânia deste o início do conflito, e o número de aeronaves operacionais é incerto.