Advertisement

Vídeo mostra trágico acidente com helicóptero CH-47 Chinook nos EUA

Chinook helicóptero CH-47 acidente EUA

Um vídeo que tem circulado pelas redes sociais mostra o acidente fatal com um helicóptero Boeing CH-47 Chinook nos EUA. A aeronave perdeu o controle e caiu no Rio Salmon, por volta das 15:30 do dia 21/07, durante operações de combate a incêndio no estado de Idaho. 

O helicóptero CH-47D Chinook fabricado em 1989 era operado pela empresa civil ROTAK Helicopter Services. Com sede em Anchorage, Alasca, a ROTAK havia recebido o Chinook no mesmo mês, tendo recém adquirido dois helicópteros da Columbia Helicopters. Os dois pilotos, Thomas ‘Tommy’ Hayes (41) e Jared Bird (36), faleceram no acidente. 

Confira as imagens.

O CH-47 de matrícula N388RA, originalmente fabricado para o Exército dos EUA, estava sendo usado para combater o incêndio florestal Moose, a cerca de 20 milhas do município de Salmon, em Idaho. 

O vídeo mostra o helicóptero pairando sobre o rio, com o bambi bucket (equipamento usado por helicópteros para despejar água no fogo) balançando bastante. A aeronave começa a subir para a esquerda do vídeo. Cerca de 15 segundos depois, começa a girar fora de controle, caindo no rio em seguida. 

Há relatos não confirmados de que uma equipe de bombeiros florestais estava por perto quando a aeronave caiu. Eles teriam entrado no rio e tirado os pilotos do helicóptero na tentativa de salvá-los.

 “Tommy e Jared representavam o melhor que nosso país tem a oferecer”, disse Ely Woods, Gerente Geral de Serviços de Helicópteros da ROTAK. “Ambos eram veteranos condecorados, trabalhadores esforçados e pilotos excepcionais. Estamos devastados por essa perda incrível”.

O trágico acidente já está sendo investigado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). O Serviço Florestal dos EUA emitiu no dia 25/07 um breve relatório. 

“Na quinta-feira, 21 de julho […] o helicóptero Chinook da série CH-47D caiu no rio Salmon, adjacente ao Centro de Trabalho de Indianola, a aproximadamente 11 milhas a oeste de North Fork, Idaho, no Incêndio Moose. A aeronave sofreu danos graves, os pilotos foram retirados e transportados para hospitais, mas ambos sofreram ferimentos fatais. O NTSB foi notificado e estará conduzindo uma investigação do acidente. O Serviço Florestal do Departamento de Agricultura designou uma equipe de revisão de aprendizado.”

O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave. 

Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres.

O Chinook possui um par de motores turboeixo Lycoming T55, é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga.

Com informações de Fire Aviation, FAA, KPAX e Aerial Fire

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: acidente, CH-47, Helicóptero, usaexport