Uma aeronave de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA (US Navy) foi interceptada no Mar Negro por um par de caças Sukhoi Su-30SM da Aviação Naval Russa na tarde da última terça-feira (06), informou o Ministério da Defesa Russo. 

No comunicado, o Ministério afirmou que os caças foram enviados para identificar o alvo aéreo, que foi escoltado sobre o Mar Negro. A interceptação foi realizada em estrita conformidade com as Regras Internacionais para o Uso do Espaço Aéreo, e o P-8 não violou a fronteira estadual da Federação Russa. 

Interessantemente, um dos Su-30SM vistos no vídeo, bort number Blue 39, carrega um míssil ar-solo Kh-31. Dependendo da variante, o Kh-31 pode ser usado contra radares ou embarcações. 

O P-8 Poseidon é o principal avião de patrulha marítima dos EUA, desenvolvido para substituir os antigos Lockheed P-3 Orion. Baseado no 737 da Boeing, o P-8 pode realizar missões de guerra antissuperfície ou antissubmarina, inteligência de sinais, busca e salvamento e outras. Recentemente a Alemanha tornou-se o mais novo cliente do Poseidon, adquirindo cinco unidades

Su-30SM carregando um míssil Kh-31.

A interceptação da aeronave americana ocorre em meio à tensões na região. Na semana passada, aeronaves Su-24, Su-27, Su-30SM e Su-34 da Rússia realizaram treinamentos de ataque contra navios no Mar Negro em resposta ao Exercício Sea Breeze da OTAN. Cerca de 5 mil militares, 40 navios e 30 aeronaves participam do treinamento conjunto da aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

Há cerca de duas semanas o destroyer britânico HMS Defender foi hostilizado pela Rússia ao navegar pela Criméia, região que foi anexada pelos russos, mas que a maioria dos países ainda reconhece como sendo ucraniana, apontou a agência Reuters. 

O Ministério da Defesa também informou que dois bombardeiros supersônicos Tu-22M3 Backfire “realizaram um voo planejado de cinco horas sobre águas neutras do Mar Negro”. Segundo as autoridades, os Tu-22 foram escoltados por caças Su-30M2 do Distrito Militar do Sul, mas nas imagens as aeronaves são Su-27. 

DEIXE UMA RESPOSTA