O primeiro F-39 Gripen da FAB correndo sobre a piscina montada na pista da Embraer em Gavião Peixoto para os testes de spray d'água. Imagem: Saab do Brasil/Captura de tela.

A Saab do Brasil divulgou hoje (05) mais um vídeo sobre os testes e ensaios do novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen. Nele, Eduardo Rodrigues e Carlos Chester, pilotos de ensaios da Embraer, narram como foi realizado o teste que visa analisar o comportamento da aeronave quando a mesma passa por uma poça d’água. 

O vídeo também conta com as falas do piloto de ensaios em voo da Saab, Jonas Jakobsson, e do Head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen da Saab, Sven Larsson. “Pode parecer que não é muito água, mas são uns 20 a 30 milímetros de água. Você cai em cima disso com velocidade suficiente para colocar um carro em aquaplanagem”, disse Sven, afirmando em seguida que o caça se comportou bem. 

Ainda no dia 28 de julho a Saab publicou outro vídeo, onde Chester e Eduardo falam sobre os voos de ensaio com o caça. A Saab e a Embraer estão realizando uma série de testes e ensaios com o FAB 4100 (matrícula do primeiro Gripen brasileiro) a partir do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, o GTFC, nas instalações da fabricante brasileira em Gavião Peixoto (SP). No dia 13 do mesmo mês, a Saab informou sobre os testes de water spray com o caça. 

A Força Aérea Brasileira adquiriu um total de 36 Gripens, sendo 28 do modelo F-39E, de um assento, e oito da variante F-39F, com dois assentos. Essa última foi adquirida somente pela Brasil. O primeiro avião foi entregue à FAB em 2019 e chegou ao país em setembro de 2020. Desde então, vem sendo empregado pelas equipes da Saab e Embraer no GFTC, participando da campanha de certificação do caça. 

Espera-se que as quatro primeiras unidades operacionais sejam entregues à FAB ainda neste ano, que deverão ser enviadas ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, com sede na Ala 2 (Anápolis/GO). 

F-39E Gripen sobrevoando o Hipódromo da Gávea. Foto: Sgt. Bianca Viol.

DEIXE UMA RESPOSTA