O Il-112V em seu segundo voo. Foto: VASO.

O único protótipo do cargueiro militar russo Ilyushin Il-112V foi perdido em um acidente na manhã desta terça-feira (17) em Kubinka, no Oblast de Moscou. A aeronave caiu pouco depois de um incêndio começar em seu lado direito, aparentemente no motor Klimov TV7-117ST. Os três tripulantes, dois pilotos e um engenheiro de voo, morreram no acidente. 

No vídeo, a aeronave voa nivelada em baixa altura, quando chamas surgem do seu lado direito, aumentando gradativamente. A aeronave então gira para a direita, perde o controle e cai, explodindo ao se chocar com o solo. As causas estão sendo investigadas.

O acidente ocorre meses depois que a UAC, detentora da Ilyushin, retomou os voos com a aeronave, no dia 30 de março, exatos dois anos após seu voo inaugural em 2019. O Il-112V é o primeiro avião de transporte militar totalmente novo desenvolvido na Rússia desde o fim da União Soviética. 

O Il-112 foi desenvolvido para substituir o Antonov An-26, cumprindo missões de transporte de tropas, materiais, veículos leves e demais cargas com peso de até cinco toneladas. A aeronave também pode pousar em pistas não-pavimentadas.

DEIXE UMA RESPOSTA