Um vídeo divulgado na manhã deste sábado (05) mostra o momento em que um helicóptero de ataque Mi-24/Mi-35 da Rússia é abatido por um míssil antiaéreo ucraniano. As imagens são impressionantes.
O vídeo foi originalmente publicado pelo jornalista e político ucraniano Ihor Lutsenko em um grupo no Telegram. Mais tarde, o vídeo foi compartilhado pela página do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia nas redes sociais.
Video of a Russian Mi-24 helicopter getting shot down reportedly from this morning. https://t.co/iCybV7ZjHW pic.twitter.com/NacZbhNGFS
— Rob Lee (@RALee85) March 5, 2022
O grupo de jornalismo investigativo Bellingcat geolocalizou o local do abate. O helicóptero russo foi derrubado em Kozarovychi, no Oblast de Kiev, a cerca de 40 quilômetros da capital ucraniana. Desde o início dos combates, no dia 24/02, a agência tem se concentrado em realizar o trabalho de fact checking das imagens do conflito.
A qualidade e boa resolução do vídeo levantou questionamentos. Usuários no Twitter afirmam que o abate pode ter sido gravado a partir de um drone da série DJI com algum tipo de filtro HDR (High Dynamic Range), o que também pode explicar as cores vivas do vídeo.
https://twitter.com/zwedowz/status/1500049746328788996
Até o momento, não se sabe qual o modelo do armamento usado no abate da aeronave, mas tudo sugere que tenha sido algum tipo de sistema de defesa aérea portátil (MANPADS). Alguns internautas cogitaram a possibilidade de ser um míssil Piorun de origem polonesa.
Desde o início da crise entre os dois países, membros da OTAN já enviaram milhares de mísseis antiaéreos Stinger e antitanque NLAW e Javelin para a Ucrânia. A Aliança militar ainda segue enviando armamentos para o país.
De acordo com o portal de Open Source Intelligence (OSINT) Oryx, a Rússia perdeu um total de 10 aeronaves nas últimas 26 horas. Todas os abates foram confirmados através de imagens, reunidas em um compilado de perdas dos dois lados.
Definite list of Russian Air Force losses over #Ukraine in the past 26 hours:
– 1x Su-30SM multirole aircraft (pictured)
– 2 Su-34 strike aircraft
– 2 Su-25 close air support aircraft
– 2 Mi-24/35 attack helicopters
– 2 Mi-8 transport helicopter
– 1 Orlan-10 UAV pic.twitter.com/I2JIj19BUD— Oryx (@oryxspioenkop) March 5, 2022
görsel teyitlerle birlikte pic.twitter.com/1kFkG81jC1
— leheman (@welcomeToTRT) March 5, 2022
Outro Mi-35M Hind russo também foi derrubado. A aeronave foi identificada pela matrícula RF-13017. Ainda nesta tarde, uma foto mostrando um operador das Forças Especiais da Ucrânia segurando o capacete de um piloto com o helicóptero destruído ao fundo, viralizou nas redes sociais.
Serial RF-13017 corresponds with an Mi-35M https://t.co/0zra7Ed236
— Mike Yeo 杨启铭 (@TheBaseLeg) March 5, 2022
Photo of the year. Just called it.
H/T @enn_nafnlaus pic.twitter.com/Y4FEkdneVF
— Oryx (@oryxspioenkop) March 5, 2022