Mi-35 Rússia Ucrânia abate
Aeronave russa foi derrubada a 40 Km de Kiev.

Um vídeo divulgado na manhã deste sábado (05) mostra o momento em que um helicóptero de ataque Mi-24/Mi-35 da Rússia é abatido por um míssil antiaéreo ucraniano. As imagens são impressionantes. 

O vídeo foi originalmente publicado pelo jornalista e político ucraniano Ihor Lutsenko em um grupo no Telegram. Mais tarde, o vídeo foi compartilhado pela página do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia nas redes sociais.

O grupo de jornalismo investigativo Bellingcat geolocalizou o local do abate. O helicóptero russo foi derrubado em Kozarovychi, no Oblast de Kiev, a cerca de 40 quilômetros da capital ucraniana. Desde o início dos combates, no dia 24/02, a agência tem se concentrado em realizar o trabalho de fact checking das imagens do conflito. 

A qualidade e boa resolução do vídeo levantou questionamentos. Usuários no Twitter afirmam que o abate pode ter sido gravado a partir de um drone da série DJI com algum tipo de filtro HDR (High Dynamic Range), o que também pode explicar as cores vivas do vídeo.

https://twitter.com/zwedowz/status/1500049746328788996

Até o momento, não se sabe qual o modelo do armamento usado no abate da aeronave, mas tudo sugere que tenha sido algum tipo de sistema de defesa aérea portátil (MANPADS). Alguns internautas cogitaram a possibilidade de ser um míssil Piorun de origem polonesa. 

Desde o início da crise entre os dois países, membros da OTAN já enviaram milhares de mísseis antiaéreos Stinger e antitanque NLAW e Javelin para a Ucrânia. A Aliança militar ainda segue enviando armamentos para o país. 

De acordo com o portal de Open Source Intelligence (OSINT) Oryx, a Rússia perdeu um total de 10 aeronaves nas últimas 26 horas. Todas os abates foram confirmados através de imagens, reunidas em um compilado de perdas dos dois lados. 

Outro Mi-35M Hind russo também foi derrubado. A aeronave foi identificada pela matrícula RF-13017. Ainda nesta tarde, uma foto mostrando um operador das Forças Especiais da Ucrânia segurando o capacete de um piloto com o helicóptero destruído ao fundo, viralizou nas redes sociais.