Vídeo: Submarinos russos emergem no gelo do ártico pela primeira vez

Submarino de propulsão nuclear da Rússia- Foto: © Ministério da Defesa Russo

Pela primeira vez na História da Marinha Russa, três submarinos de propulsão nuclear emergiram sobre o gelo do ártico de forma simultânea, as embarcações ficaram a cerca de 300 metros de distância uma da outra. O feito histórico aconteceu no último dia 26 de março.

“Como parte da expedição ao Ártico, três submarinos com propulsão nuclear emergiram sob o gelo em um espaço limitado com um raio de 300 metros pela primeira vez na história da Marinha Russa”, disse o comandante-em-chefe da Marinha, almirante Nikolai Yevmenov

No vídeo publicado pela Sputnik Brasil, é possível ver o momento da emersão dos navios submarinos russos.

“Pela primeira vez, um conjunto de treinamentos de combate, pesquisas científicas e diversas medidas práticas estão em andamento no âmbito do projeto e plano único em regiões subpolares”, observou o comandante.

A expedição dita pelo comandante da Marinha Russa envolve cerca de 600 militares e 200 itens de armamentos em geral. Um grande desafio desta expedição sãos as baixas temperaturas que podem chegar a menos 25-30 graus Celsius, enquanto a camada de gelo chega a 1,5 metros de espessura.