Vídeo: Três aviões decolando simultaneamente na recém inaugurada pista do Aeroporto de Istambul

Foto - ISTANBUL AIRPORT SPOTTER / www.instagram.com/igaspotter/

Neste fim de semana o novo e gigantesco Aeroporto de Istambul, na Turquia, iniciou as operações na 3ª pista do terminal, que é capaz de operar pousos e decolagens simultaneamente com outras pistas do local.

Não demorou muito e logo nesta segunda-feira (15) alguns vídeos e fotos já mostraram decolagens simultâneas, como no caso do vídeo abaixo, quando um Airbus A321neo, um Boeing 737-800 e um 787-9 Dreamliner decolam simultaneamente.

A nova pista reduzirá o tempo de pouso de 15 para 11 minutos. O tempo médio de decolagem diminuirá sete minutos em relação ao original, de 22 minutos. Além disso, a capacidade de tráfego aéreo aumentará de 80 pousos/decolagens por hora para pelo menos 120. A pista também melhorará a flexibilidade de slots das companhias.

O novo Aeroporto de Istambul é capaz de receber até 150 milhões de passageiros por ano, oferecendo espaço para o terminal se expandir e atingir a capacidade de até 200 milhões de passageiros por ano.

O novo aeroporto foi criado para substituir os Aeroportos de Istambul (Atatürk) e o Sabiha Gökçen, os dois localizados em Istambul e movimentando quase 100 milhões de passageiros por ano.

O custo total de construção do novo aeroporto foi de € 7 bilhões, ele é operado por uma concessão entre empresas privadas, a área foi cedida pelo governo.

O novo aeroporto recebeu o mesmo código IATA do anterior, IST, mas opera com o código LTFM, que o diferencia do outro terminal. O antigo terminal, agora com o código ISL, continuará operando voos de carga temporariamente.

 

O novo terminal

DEIXE UMA RESPOSTA