Aeroporto de Viracopos
Foto - Aeroporto de Viracopos/Divulgação

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ficou na 10º colocação entre os maiores aeroportos do mundo no ranking AirHelp Score 2022 divulgado internacionalmente nesta terça-feira (31/05).

Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota total de 8,25 (na escala de 1 a 10).

Lançado em 2015, o AirHelp Score realiza uma avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos do mundo. O ranking é produzido pela AirHelp, organização especializada em direitos de passageiros aéreos no mundo, já tendo ajudado mais de 10 milhões de clientes afetados por empresas aéreas a solicitarem reembolso por meio do seu site.

Aeroporto de Viracopos
Foto: Aeroporto Viracopos

Nesta edição, o ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. Para a avaliação, o critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo — alimentação e lojas (20% dos pontos).

“Este reconhecimento de agora, se soma a outra conquista importante deste ano pelo Aeroporto de Viracopos, que foi eleito, pela terceira vez, o Melhor Aeroporto do Brasil na pesquisa Aviação + Brasil da Secretaria de Aviação Civil [SAC]. O mais importante é que parte do estudo considera a manifestação espontânea dos passageiros, que são o nosso foco”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

O diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, também destacou a importância do levantamento da AirHelp.

“O levantamento demonstra mais uma vez que Viracopos está no caminho correto, que é o de promover melhorias contínuas da prestação de serviços aos nossos clientes”, completou.

Nas três primeiras colocações estão Hamad International Airport, localizado em Doha, com pontuação de 8,39, Tokyo International Airport, em Tóquio, com 8,38 e Athens International Airport, em Atenas, com 8,38.

 

Melhor do Brasil

Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta foi a terceira vez que Viracopos conquistou o título anual, sendo que nas duas outras vezes anteriores o aeroporto ganhou na categoria geral, superando 20 aeroportos.

O anúncio do prêmio “Aviação +Brasil 2022” foi realizado no dia 28 de março, em Brasília (DF). Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2018 e em 2019, ambos na categoria de Satisfação Geral.

Viracopos é até agora o maior vencedor da história do Prêmio, que é realizado pelo Governo Federal desde o início das concessões, em 2013. Além dos 3 títulos anuais, Viracopos já venceu 13 vezes a pesquisa trimestral de melhor do país.