Foto - Divulgação

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), inaugura nesta terça-feira (17/12), às 15h, nova área no Terminal de Passageiros destinada à fiscalização aduaneira de bagagens e de viajantes procedentes do exterior. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, investiu aproximadamente R$ 6 milhões nas obras.

A área possui um total de 1.800 m² e as obras foram realizadas em dez meses. O novo prédio, além de melhorar o nível de serviço e de conforto com aumento das áreas operacionais, eleva a capacidade de processamento de 200 passageiros por hora para 1.200 passageiros por hora. O local possibilita também futura ampliação da área destinada às atividades de Duty-free.

As novas instalações melhoram as condições de operação da Receita Federal, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que terão bancadas e escritórios dedicados as suas atividades.

O prédio possui 75 câmeras de monitoramento de imagens e som, incluindo duas de reconhecimento facial, para garantir maior segurança nos trâmites de chegada de passageiros vindos do exterior. Neste ano de 2019, Viracopos vai atingir recorde histórico de passageiros em voos internacionais. De janeiro a novembro de 2019, houve aumento no acumulado do ano de 45,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 873,8 mil passageiros.

A concessionária também investiu na compra de equipamentos como computadores e softwares, 5 terminais de autoatendimento, 12 bancadas de fiscalização para a Receita Federal e escritório para a entrega de declarações com balcão de atendimento aos passageiros.

O prédio também possui três novos equipamentos de raio-x, que funcionam como importante componente de segurança na entrada no país. As instalações atendem os requisitos físicos estabelecidos em normas da Receita Federal.

“As novas instalações vão proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros que chegarem ao Brasil por Viracopos. O crescimento de passageiros que usam Campinas em voos internacionais tem se consolidado muito nos últimos meses e a concessionária mostra que, com esta inauguração, continua investindo na melhoria dos serviços do aeroporto”, disse o presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.


“As novas instalações trazem benefícios quando ao tempo de processamento de passageiros que chegam por Viracopos, proporcionando mais conforto e agilidade nas operações. Além disso, o local ampliará a segurança aduaneira na entrada ao país”, disse o delegado-chefe da Alfândega de Viracopos, Fabiano Coelho.

DEIXE UMA RESPOSTA