Viracopos recebe maior nota já obtida por um aeroporto em auditoria da ANAC sobre Segurança Operacional

Foto: Divulgação Viracopos Airport

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), obteve a maior nota já recebida por um operador aeroportuário em auditoria realizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre a segurança operacional, que representa uma série de medidas para reduzir o risco de acidentes na aviação. Do total de 230 pontos possíveis na auditoria, Viracopos obteve 223 pontos.

O trabalho é realizado nos aeroportos pela área de SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e sua atuação está consolidada como um padrão em toda aviação mundial.

O SGSO promove a melhoria contínua da segurança operacional, por meio da identificação de perigos, avaliação e controle dos riscos da operação, auxiliando a administração na tomada de decisões para manter a segurança operacional em níveis aceitáveis. Também atua na criação de uma cultura de segurança positiva em todos os níveis de todas as empresas que operam no aeroporto.

A auditoria de Vigilância Continuada e a Auditoria Remota da ANAC no sistema de Gestão da Segurança Operacional do Aeroporto de Viracopos ocorreram na semana passada e foram realizadas por uma equipe de cinco auditores.

A avaliação geral da Implementação do SGSO (que indica a robustez das medidas adotadas pelo aeroporto, numa faixa de 0 a 100%), Viracopos obteve a nota de 97%. Já a nota geral do aeroporto na Efetividade do SGSO (que indica a probabilidade das medidas serem efetivas para garantir a segurança operacional no aeroporto, numa faixa de 0 a 1) foi de 0,99.

O SGSO para os provedores de serviços da aviação civil e o Programa de Segurança Operacional Brasileiro (PSO-BR) integram o gerenciamento de risco dentro dos modernos conceitos de gestão, de maneira a garantir a segurança operacional de forma proativa. O SGSO enfatiza a gestão da segurança como um processo de negócio fundamental a ser considerado de forma equivalente a outros aspectos da gestão empresarial.

“A segurança operacional é resultado do trabalho de todos, sejam colaboradores da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, empresas contratadas, companhias aéreas, órgãos anuentes e forças policiais. Assim, toda a comunidade aeroportuária de Viracopos está de parabéns pelos esforços diários para gerenciar os riscos das operações aeroportuárias objetivando garantir a vida das pessoas e a integridade das instalações e equipamentos, esforços esses refletidos nos fantásticos resultados da auditoria da ANAC”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.


 

Via: Assessoria Viracopos

 

“O resultado da auditoria repercute todo o esforço da equipe Viracopos para manter as operações seguras, porém essa guerrilha não tem vitória. É uma batalha sem fim na identificação e eliminação de riscos para a aviação e, comprometidos, vamos continuar trabalhando em prol da segurança operacional”, disse a gerente de SGSO de Viracopos,. Rosa Maria Brollo Fernandes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA