A Virgin Galactic realizou nesta última sexta-feira o seu primeiro voo tripulado com a SpaceShipTwo VSS Unity ao espaço. 

A espaçonave foi lançada através da aeronave WhiteKnightTwo, responsável por diminuir a propulsão necessária para colocar o veículo no espaço. A decolagem ocorreu às 8h00 no Mojave Air and Space Port, localizado na Califórnia, o avião atingiu 44 mil pés e em seguida liberou a VSS Unity.

Dos 44 mil pés, a VSS Unity ligou seus motores para atingir a altitude máxima de 295 mil pés (~ 90 km), um recorde para esta espaçonave, e também atingiu a velocidade de Mach 3.04 (~ 3750 km/h).

Após alguns minutos a reentrada iniciou, com uma velocidade máxima de Mach 2.70.

A bordo três astronautas (Dave Mackay, Michael Sooch e Beth Moses) estavam responsáveis pelos comandos, destaque para Beth, uma mulher que é Instrutora de Astronautas. Esta foi a primeira vez que o VSS Unity levou três pessoas.

A Virgin Galactic incluiu um peso extra na cabine do VSS Unity, para melhor imitar a carga que os voos comerciais terão quando transportarem os turistas espaciais.

Mais de 600 pessoas pagaram ou fizeram depósitos para voar a bordo das missões suborbitais da Virgin, incluindo o ator Leonardo DiCaprio e o cantor Justin Bieber. Um voo de 90 minutos custa 250 mil dólares.