A companhia aérea colombiana Viva Air confirmou uma encomenda para 50 aviões da família A320, anteriormente a companhia tinha assinado um memorando de entendimento no Paris Airshow de 2017.

O acordo de compra engloba 35 aviões A320neo e 15 A320ceo, que serão distribuídos para as companhias do grupo VivaColombia e Viva Air Peru.

A Viva Air lançou neste ano a Viva Air Peru, a companhia aérea irmã da VivaColombia. Enquanto a companhia colombiana opera com 11 aeronaves A320, a Viva Air Peru, com sede em Lima, atualmente opera com somente três aeronaves A320, todas com capacidade para 180 passageiros, o máximo do A320ceo.

A Viva Air é um grupo panamenho criado pela Irelandia Aviation e liderado por Declan Ryan. A Irlanda desenvolveu com sucesso seis operadoras de baixo custo em todo o mundo, estão entre elas a Allegiant, Ryanair, Tigerair, VivaAerobus, VivaColombia e, mais recentemente a Viva Air Peru. Combinado, as companhias aéreas têm uma frota com mais de 420 aeronaves e transportam mais de 1 bilhão de passageiros por ano.