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Flight Report: Voando com o Boeing 767 da LATAM para Porto Alegre

LATAM Flight Report Boeing 767

No dia 05 de dezembro de 2020 foi realizado um “bate e volta” no voo LA4788 e LA4789 operado diariamente pela LATAM Airlines sendo proveniente do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Gov. André Franco Montoro) com destino ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho).

Nesse dia, o céu estava encoberto durante todo o percurso de Guarulhos para Porto Alegre.

A aeronave

A aeronave que faria tanto o voo de ida quanto o de volta foi o Boeing 767-300ER com matrícula PT-MOF ainda com a pintura da TAM que havia sido incorporado a frota em novembro de 2014.

O Boeing 767 equipado com 2 classes tinha a seguinte configuração: Na Classe Executiva dividida em 2-2-2 assentos para 30 passageiros e na Classe Econômica (e LATAM+) com configuração 2-3-2  para 191 passageiros.

A aeronave também costuma ser escalada para voos domésticos mais longos como de Guarulhos para Recife, Manaus, Fortaleza e Belém. 

Além da grande demanda de passageiros para esses voos, a LATAM aproveita bastante o espaço no compartimento de cargas para tornar o voo ainda mais lucrativo.

 

O voo partindo de Guarulhos

O embarque foi realizado pelo finger no Terminal 2 através do portão 233, fomos recepcionados pela atenciosa equipe da LATAM.

Após conversar um pouco com uma das comissárias do voo e contar sobre a paixão com a aviação me direcionei para a poltrona 22C onde inicialmente seria meu voo; após alguns instantes a mesma comissária se direcionou para o meu assento e questionou se eu gostaria de trocar com uma senhora algumas poltronas a frente e me posicionar na segunda saída de emergência da aeronave (poltrona 17A), então me levantei no mesmo instante e troquei de assento.

O pushback foi iniciado às 7:01 da manhã, estando um pouco atrasado visto que o horário marcado para a decolagem seria às 6:45 da manhã. Após o pushback os pilotos seguiram com a aeronave até a pista 09L para decolarmos com destino a Porto Alegre.

O voo em si foi muito bom, visto que o espaço para as pernas é excelente nas saídas de emergência e a poltrona. O assento também muito confortável tanto que durante uma parte da viagem foi possível dar uma cochilada observando o tapete de nuvens.

Os winglets foram implementados na frota da LATAM em 2014

Devido as restrições impostas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o serviço de bordo estava suspenso.

O voo teve 1 hora e 30 minutos de duração, com turbulência leve em uma pequena parte do trecho e o pouso no Aeroporto Internacional de Porto Alegre foi às 8:26 da manhã pela pista 11.

O desembarque foi realizado pelo portão 108 e de forma organizada por fileiras, uma prática das companhias aéreas para evitar o ’empurra empurra’ e também o distanciamento social em razão da Covid-19.

Ao final da etapa de Guarulhos para Porto Alegre solicitei para a comissária líder uma visita ao incrível cockpit do B767 e tive a oportunidade de conversar com o Comandante sobre a operação.

Cockpit do Boeing 767

O Retorno POA-GRU no LATAM 4789

O voo de retorno foi no mesmo dia, sendo operado novamente pelo PT-MOF, porém neste trecho voei na Classe Executiva.

O pushback foi iniciado às 09:58 da manhã dentro do horário, visto que a decolagem estava marcada para às 10:10 da manhã do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

A decolagem foi pela pista 11, nesse retorno ocupei a poltrona 3L no lado direito da aeronave.

O voo foi novamente muito confortável e com uma tripulação muito atenciosa, como as condições meteorológicas se mantiveram a paisagem foi novamente o tapete de nuvens, sem contar a vista incrível para o motor do 767 (CF6-30C2B7F).

Para entretenimento de bordo havia uma tela com diversas opções de séries; músicas e filmes incluindo sessão kids, de ação e filmes que haviam saído dos cinemas pouco tempo antes do voo.

Atravessando uma camada de nuvens
Classe Executiva LATAM
As telas de entretenimento maiores na Classe Executiva

O conforto da poltrona é muito bom visto que é possível reclinar em até 180o e há um espaço considerável para as pernas, havendo também adaptadores para carregar celular.

Ao iniciarmos a descida para o Aeroporto de Guarulhos a aeronave passou por leve turbulência por alguns minutos, o pouso foi realizado pela pista 09R tendo o seu toque no solo às 11:31 da manhã e desembarque (por ordem de fileiras) iniciado às 11:50 de através da remota no Terminal 2.

 

Considerações e declarações:Voar no Boeing 767 da LATAM é uma experiência completamente única, me lembro exatamente do som dos motores após alinharmos na pista para a decolagem… é realmente o melhor som que eu já tive a oportunidade de ouvir porque ao mesmo tempo veio a força da aeronave me colocando contra o banco devido a sua potência.”

“Em Cruzeiro a aeronave é muito silenciosa e independentemente do assento ocupado a experiência de voo é extremamente confortável, o atendimento da LATAM foi muito bom durante o voo, comissários solícitos ofereceram água durante a etapa e checavam a cabine para verificar se todos os passageiros estavam usando máscara visando a proteção de todos a bordo.”

“A rota inicialmente seria operada pelo Boeing 777-300ER, porém a LATAM mudou o equipamento. Seus valores se buscados com antecedência podem ser encontrados em valores mais baixos e o valor de upgrade para a executiva pode variar.”

“A companhia oferece o trecho com muitas opções de horários diariamente também operados por aeronaves menores, porém valeu a oportunidade de voar em um widebody em voo doméstico de média duração”.

“Voar em um 767 é literalmente um sonho… desde o som incrível dos motores na decolagem ao silêncio do voo em cruzeiro, uma aeronave linda por fora e muito confortável por dentro.”

 

*Artigo escrito por Júlia Salgueiro sob a supervisão de Gabriel Melo

 

 

 

 

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