Você sabia que assim como no dia a dia onde você pode contratar os serviços de empresa de aluguel de carros isso também é possível na aviação?
Sim, isso se chama Charter e funciona quando determinada pessoa ou empresa aluga a aeronave da empresa que oferece esse serviço.
Mas afinal como é uma empresa Charter?
Uma empresa charter necessariamente não tem um formato determinado para funcionar, obviamente ela precisa estar regularizada para operar no seu país de origem e para onde deseja voar, fora isso ter sua frota de aeronaves onde a mesma pode ser composta por aviões de 30 ocupantes e até mesmo aviões do tipo wide-body.
Também ela não opera todos os dias e não voa para todos os aeroportos do seu país ou do mundo, podendo oferecer um único voo para determinado destino apenas aquela vez que for contratada.
Como funciona o serviço?
O serviço pode ser prestado para qualquer pessoa ou empresa que deseja ser atendida, no entanto é razoavelmente comum empresas de turismo contratarem os serviços da companhias charters porque com esse tipo de serviço o horário do voo fica mais flexível de acordo com o número e desejos dos passageiros.
É possível vender pacotes fechados saindo de uma cidade de acordo com a aeronave utilizada. Caso um A320 com 174 assentos for a aeronave que irá cumprir um voo Charter de São Paulo para Recife, a empresa de turismo terá 174 pacotes de viagem para vender com saída e volta no mesmo dia. Esse realmente é um serviço que presa pela flexibilidade de operação.
Também a personalização do serviço como a equipe de comissários, que tem maior controle sobre os passageiros daquele voo (já que será especificamente aquele voo com o mesmo número de passageiros que companhia tem que lidar naquele momento), maior personalização do serviço, podendo alterar as cores dos assentos a bordo e o menu das refeições.
Geralmente companhias aéreas que fazem voos regulares, como a LATAM, GOL e Azul, também operam em regime Charter para atender à demanda turística na alta temporada e aproveitar para utilizar as aeronaves de reserva que ficam paradas.
Sai muito caro?
Isso claro vai depender da empresa que está sendo contratada e o que ela oferece, aviões maiores e mais robustos como o Boeing 767 ou Boeing 777 são muito mais caros do que contratar um A320 ou 737.
Existem aeronaves específicas para este ramo?
Depende, curiosamente o modelo Boeing 757-300 acabou se tornando o queridinho de algumas dessas empresas desse ramo devido a sua grande capacidade de passageiros (289 aproximadamente – podendo variar) e a sua eficiência no gasto de combustível.
Isso não anula o fato que qualquer modelo, de qualquer outra fabricante, possa pertencer a frota de uma companhia Charter, no entanto os mais comumente vistos também são os Airbus A320/A321, Boeings 767 e 757 e algumas empresas operam modelos mais antigos como o A300/A310.
Polêmica da LAMIA:
Recentemente o Brasil se espantou quando um avião da empresa LAMIA caiu na Colômbia matando mais 70 pessoas que iam na delegação do time chapecoense, polêmicas envolvendo o falecido piloto/sócio da companhia que aparentemente cometeu erros graves que ceifou várias vidas e assustou a nação.
Isso de certa forma acabou manchando a reputação do segmento Charter deixando subentendido que esse tipo de seguimento não teria a devida regulamentação ou exigências de seguranças. Longe disso!
Os voos charter estão a anos seguidos fazendo a alegria de muitas pessoas e prestando serviços ao mais variado público que vai desde empresas de turismo e até mesmo companhias aéreas em situações de emergências ou programadas, ou pessoas físicas, como a cantora Beyoncé que veio para o Brasil em turnê com sua equipe em 2013 através de um Boeing 767 operado por uma empresa charter.
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