Voepass GOL
Foto: Gabriel Melo / Aeroflap

Devido ao atraso no pagamento dos salários por parte da Passaredo (VoePass), o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) cancelou a reunião que seria realizada on-line com os tripulantes nesta terça (22) e também suspendeu as tratativas para uma possível votação de proposta de acordo coletivo da companhia.

O sindicato disse irá tomar todas as medidas judiciais cabíveis para garantir os direitos dos tripulantes. A reclamação dos tripulantes perdura desde fevereiro deste ano, quando o SNA ajuizou uma ação após denúncias de tripulantes de atrasos nos pagamentos de salários e de que não estariam sendo efetuados os reembolsos referentes ao custo do CMA.

O não pagamento do reembolso de CMA fere a cláusula 3.9.1 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular, bem como o parágrafo 2º do artigo 72 da Lei do Aeronauta.

O SNA esperava uma rápida regularização, contudo, as ações solicitadas na última reclamações não foram atendidas de acordo com a diretoria do próprio sindicato.

O caso é recorrente na VoePass. Em setembro de 2021 a segunda instância da Justiça do Trabalho acatou parcialmente recurso do SNA e condenou a Passaredo Transportes Aéreos a pagamento de multa relativa ao atraso nos pagamentos de salários no mês de novembro de 2020, incluindo os pagamentos feitos integralmente no dia 23/11/2020.

 

Com informações do SNA.