O voo 9W 0697 da Jet Airways, de Mumbai para Jaipur, precisou retornar ao aeroporto de origem após a decolagem depois que os pilotos esqueceram de realizar um ajuste no sistema de pressurização da aeronave.

De acordo com um funcionário da Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA), a tripulação se esqueceu de pressionar um botão para pressurizar a cabine.

“Durante a subida, a tripulação esqueceu de selecionar a chave de sangria, devido a isso, a pressurização da cabine não pôde ser mantida, e as máscaras de oxigênio foram ativadas”, disse o funcionário.

De acordo com relatos, 30 passageiros tiveram sangramentos no nariz ou dor de cabeça. Em solo esses passageiros foram atendidos por uma equipe médica, cinco deles foram encaminhados para um hospital em Mumbai.
 
O voo estava transportando 166 passageiros.
 
De acordo com os médicos, esses passageiros tiveram uma hemorragia nasal e barotrauma pela mudança brusca de pressão. A aeronave atingiu a altitude de 3350 metros, cerca de 10800 pés, antes dos pilotos perceberem a falta de pressurização.
 
Vale ressaltar que a máxima altitude de segurança para os aviões, em caso de despressurização, é de 12000 pés, quando o ar ainda se mantém com uma concentração de oxigênio capaz de suprir o consumo de um humano.
 
Em nenhum momento os tripulantes relataram detalhes do problema, apenas avisaram que estavam retornando para Mumbai. A Jet Airways emitiu uma nota avisando que suspendeu a equipe de pilotos deste voo, e estará disponível para apurar as causas do incidente.