Voo da TAP pousa em Guarulhos com insumos para produzir 8,7 milhões de doses de vacinas

por '@pedro

Pousou na manhã de hoje um voo especial e cargueiro da TAP Air Portugal em Guarulhos, São Paulo, transportando insumos para a produção de vacinas Coronavac pelo Butantan.

Um Airbus A330-900neo da TAP  ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 07h20, trazendo 5,6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) que permite a produção de 8,7 milhões de doses na fábrica do Butantan.

A carga foi transportado pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça (9), com escalas na Finlândia e Portugal. A Finnair foi a responsável pelo trecho entre a China e Lisboa.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

No último dia 4, o Butantan recebeu um carregamento com 5,4 mil litros de IFA para a produção de 8,6 milhões de doses que começam a ser entregues no final de fevereiro. Após a produção local, as vacinas passam por rigorosa inspeção de controle de qualidade antes da liberação para uso no SUS (Sistema Único de Saúde).

O Butantan também já solicitou uma nova remessa de 8 mil litros de IFA para a Sinovac. O objetivo é acelerar ainda mais a produção de novas vacinas na capital paulista.

O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o final de abril, além de outras 54 milhões de vacinas com prazo a definir. 

 

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Coronavirus, COVID-19, TAP, Vacina, Voo

Sair da versão mobile