Os voos de e para o aeroporto internacional de Nova Délhi foram adiados e cancelados neste último domingo (03/11), com a poluição atingindo níveis “insuportáveis”, deixando a capital indiana coberta de muita fumaça.

A visibilidade era tão baixa que 37 voos – incluindo pelo menos uma viagem internacional – foram deixaram de pousar no Aeroporto Internacional Indira Gandhi,  por baixa visibilidade, disse uma autoridade do aeroporto à CNN.

Os índices de poluição viram a qualidade do ar na capital indiana subir para níveis “perigosos” na cidade no domingo. O ministro-chefe de Delhi, Arvind Kejriwal, twittou que a poluição era “insuportável” no norte da Índia.

Nova Délhi foi classificada como a cidade mais poluída do mundo, de acordo com o Greenpeace e a AirVisual; um relatório dos dois descobriu que sete das dez cidades do mundo com a pior poluição do ar estão na Índia.

A qualidade do ar atingiu níveis “perigosos” em partes de Nova Delhi, após dias de forte poluição atmosférica

No domingo, grandes companhias aéreas, incluindo Air India e SpiceJet, alertaram para atrasos e cancelamentos de voos de e para Nova Delhi.

O alto funcionário do aeroporto disse à CNN que, embora os aviões possam pousar em períodos de baixa visibilidade, nem todos os pilotos são treinados para fazer esse procedimento.

“Durante os meses de inverno, quando há neblina no início da manhã e à noite, a visibilidade é baixa, temos uma lista de pilotos especialistas em pousar nessas condições, para que os horários sejam feitos tendo em mente a baixa visibilidade. Isso é algo que podemos planejar”, disse ele à CNN.

O funcionário disse que as condições melhoraram um pouco mais tarde, permitindo a retomada de alguns voos.

Nova Delhi abriga mais de 18 milhões de pessoas e 8,8 milhões de veículos automotores registrados – mais do que qualquer outra cidade indiana, segundo dados do governo indiano de 2016.

A poluição na cidade piora nessa época do ano, à medida que as temperaturas caem e os agricultores utilizam de fogo para limpar suas terras.

A fumaça dos fogos de artifício usadas para comemorar o Diwali, o festival hindu de luzes, também aumenta os níveis de poluição atmosférica.

DEIXE UMA RESPOSTA