A Wisk, uma empresa líder em Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e desenvolvedora do primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo nos EUA, recebeu US$ 450 milhões em financiamento da Boeing. Com isso, torna-se uma das empresas de AAM mais bem financiadas do mundo.

Esse investimento, combinado com o anterior, fortalece a posição da Wisk como líder de AAM com apoio privado e destaca a força da parceria estratégica da Wisk com a Boeing e sua colaboração no desenvolvimento de tecnologia crítica.

Esse financiamento favorecerá ainda mais o desenvolvimento da aeronave eVTOL de 6ª geração da Wisk, que será a primeira candidata à certificação de uma aeronave autônoma, totalmente elétrica e de transporte de passageiros nos EUA. O investimento também apoiará a companhia em sua fase de crescimento intensivo no próximo ano, seus preparativos para o lançamento da fabricação em escala e os esforços de Go-to-Market da empresa.

Continua depois do anúncio

Em até cinco anos após a certificação de sua aeronave de 6ª geração, a Wisk pretende operar uma das maiores frotas de aeronaves de e VTOL de AAM do setor. A escala dessa frota é possibilitada pela tecnologia autônoma da empresa, um diferencial competitivo e uma solução reconhecida pela indústria para aumentar os serviços e maximizar a segurança.

Nesse período, a Wisk prevê cerca de 14 milhões de voos anuais, resultando em economia de tempo para mais de 40 milhões de pessoas em 20 cidades – tudo isso com zero emissões.

“A Wisk está extremamente bem preparada para cumprir nossa estratégia de longo prazo e compromisso com voos diário seguros para todos. Temos uma sorte incrível de ter a Boeing não apenas como investidora, mas também como parceira estratégica, o que nos dá acesso a uma variedade de recursos, expertise líder do setor, alcance global, ampla experiência em certificação e muito mais.”

Continua depois do anúncio

“À medida que entramos nesta próxima etapa de nosso crescimento, esse financiamento adicional nos proporciona o capital, enquanto permite que mantenhamos o foco em nosso negócio principal e nossa prioridade número um: a segurança”, afirma Gary Gysin, CEO da Wisk.

“Com este investimento, estamos reafirmando o quanto acreditamos nos negócios da Wisk e na importância de seu trabalho pioneiro em capacidade autônoma totalmente elétrica e orientada por IA para a indústria aeroespacial. A autonomia direta é um princípio fundamental. A Boeing e a Wisk estão na vanguarda da inovação de AAM há mais de uma década e continuarão na liderança nos próximos anos”, diz Marc Allen, diretor de estratégia da Boeing.

Continua depois do anúncio

Com sua profunda experiência em voo autônomo e elétrico, seu extenso histórico de testes de voo, conhecimento e insights importantes do desenvolvimento de cinco gerações de aeronaves e a força de suas parcerias, a Wisk está posicionada para manter sua liderança em AAM e no setor de mobilidade geral.

Wisk começou em 2010 como Zee Aero, com a missão de oferecer voos diários seguros para todos, e mais tarde se fundiu com a Kitty Hawk Corporation. Ao reconhecer o potencial comercial da aeronave de 5ª geração da companhia, a aeronave e a equipe foram desmembradas para formar a Wisk, com investimento da Boeing.

Continua depois do anúncio

Na última década, a empresa apresentou uma série de novidades na aviação e na indústria, com destaque para o primeiro voo de uma aeronave eVTOL totalmente elétrica e autônoma projetada para uso de passageiros, nos EUA.

Rodadas anteriores de financiamento não divulgadas foram lideradas pela Boeing e pela Kitty Hawk Corporation, por meio de uma joint venture, tornando a Wisk uma das únicas empresas de AAM a ser apoiada por dois líderes da aviação. A Kitty Hawk continua sendo uma investidora e apoiou o desenvolvimento das gerações anteriores de aeronaves da Wisk.

 

 

Via: Wisk Aero

Continua depois do anúncio