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XQ-58A Valkyrie expande seu envelope de voo e retorna com segurança de seu quatro voo

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) voou com sucesso o seu demonstrador de veículo aéreo não tripulado (UAV) de baixo custo XQ-58A Valkyrie pela quarta vez no dia 23 de janeiro.

A aeronave, construída pela Kratos Defense & Security, voou de Yuma Proving Ground, no Arizona, e aterrissou com segurança no deserto, disse a AFRL em 24 de janeiro. A recuperação bem-sucedida do UAV segue um terceiro voo em outubro de 2020, quando a aeronave foi danificada depois que o sistema de aterragem do colchão de ar não foi implantado corretamente durante o pouso.

O AFRL diz que o XQ-58A cumpriu todos os seus objetivos de teste e expandiu seu envelope de voo, incluindo voar a uma altitude não revelada, como parte de um esforço para reunir dados em condições de voo representativas no mundo real.

“Voar a esta altitude nos ajudou a coletar dados importantes, como a resposta do veículo à temperatura e vibração, que nos preparará para o próximo teste de voo”, diz Michael Wipperman, gerente do programa AFRL XQ-58A. “Conseguimos mostrar recuperação para um vôo bem-sucedido em altitudes ainda mais altas. Dado que superamos esses desafios, temos confiança de que a aeronave pode continuar sua progressão para voar em condições mais representativas. ”

XQ-58A Valkyrie- Foto: AFRL

O AFRL e a Kratos Defense não forneceram detalhes específicos sobre o quarto voo do XQ-58A e não responderam imediatamente a um pedido de mais informações.

“Um total de cinco voos está planejado para o XQ-58A, com objetivos que incluem avaliar a funcionalidade do sistema, desempenho aerodinâmico e sistemas de lançamento e recuperação”, diz AFRL. “O quinto voo, programado para o final deste ano, será uma demonstração de capacidade, mostrando a capacidade do veículo de suportar as necessidades operacionais.”

O XQ-58A foi desenvolvido como parte do portfólio Low Cost Attritable Aircraft Technology.

“O XQ-58A foi desenvolvido por meio de compras de baixo custo e foi projetado para ser significativamente mais barato de operar do que os veículos pilotados ou não pilotados tradicionais, enquanto capaz de realizar as mesmas missões críticas”, afirma o AFRL.

O UAV pretende ser barato o suficiente para ser construído em grande número e perdido para combater o atrito.

 

Fonte: Flight Global

 

 

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