Aeroporto de Florianópolis Floripa Airport
default

Com a visão voltada para o futuro e para a antecipação de tendências, a Zurich Airport Brasil inaugurou nesta quinta-feira (1) um Laboratório de Inovação no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o primeiro em aeroportos do país. Um espaço dedicado à criação e cocriação, experimentos e testes.

O Laboratório de Inovação Zurich Airport Brasil é um espaço aberto aos parceiros públicos e privados com o objetivo de fomentar o aprimoramento de processos, produtos e tecnologias. Um ambiente criativo e compartilhado, localizado no open office da Floripa Airport, no aeroporto da capital catarinense. 

“A necessidade por inovação sempre esteve presente em nossa indústria. Temos duas ondas já consolidadas com diferentes protagonistas. A primeira foi e ainda é a indústria de aeronaves, com forte viés para a segurança. A segunda é capitaneada pelas cias aéreas, que redefiniram processos e tiveram na tecnologia sua base para eficiência. Agora, temos a terceira onda com os aeroportos como protagonistas, onde a experiência do cliente através de novos serviços e melhoria dos processos têm papel fundamental. O Lab de Inovação chega para ser um grande parceiro e articulador desta última onda” explica Fabio Marques, diretor de Operações da Zurich Airport Brasil.

O evento virtual de inauguração contou com a presença de representantes dos setores de inovação da Anac, Fapesc, Prefeitura de Florianópolis, cias aéreas e empresas de tecnologia. Durante a apresentação, foi possível observar um teste ao vivo: um leitor facial com controlador de acesso e uma catraca gate, desenvolvidos pela catarinense Intelbras, indústria desenvolvedora de tecnologias com mais de 45 anos de história e uma das primeiras parceiras do Laboratório de Inovação. O equipamento, que pode ser utilizado para acesso a áreas de embarque, possui tecnologia inovadora com inteligência artificial e faz a leitura facial em até 0,2 segundos, totalmente touchless. A catraca gate tem design altamente sofisticado e elevado desempenho, garantindo fluxo de até 35 pessoas por minuto, possui função seguidora que impede a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo e é ideal para aeroportos e empresas.

Além da indústria da aviação, o Laboratório de Inovação está aberto para parcerias com outros setores da economia criativa. Design thinking, experiência do cliente, teste de processos e de novos produtos são algumas das diversas possibilidades do espaço. O ambiente é equipado com área de testes, de homologação e prototipagem, espaço de workshops de criação e de kick-off. No Lab de Inovação, entusiastas e inovadores têm um ambiente instigante para trocar ideias, compartilhar conhecimentos, projetar, testar, prototipar e homologar inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA