Já imaginou um aeroporto “sem” torre de controle?

Pois uma nova tecnologia está aterrissando no Aeroporto London City, que fica muito perto do centro de Londres e tem uma pequena pista de aproximadamente 1500 metros. A torre de controle física do aeroporto será desativada em breve, ela será transferida para um centro de operações.

O novo local é situado a uma distância que fica mais de 100 quilômetros do aeroporto, fica em Swanwick.

Foto – NASA

 

Mas será como os controladores conseguirão ver as aeronaves?

Para isso o local é muito tecnológico, aliado também com uma grande adaptação do aeroporto. Cerca de 14 câmeras Full HD foram instaladas no London City, mais duas câmeras com capacidade de aproximação de imagem (zoom) foram instaladas para os controladores verem detalhes nas operações. 

Já na sala de operações várias telas mostrarão o movimento do aeroporto, com essas telas será possível que os controladores consigam ver todas as áreas em somente um local, facilitando o trabalho e diminuindo a carga de serviços para fazer. Essas câmeras são capazes de mostrar uma visão em 360º do London City.

Exemplo de como será a Estação de Trabalho dos controladores. Foto – Saab

O sistema é tão moderno que os controladores conseguirão ver dados meteorológicos e de radar, etiquetas de identificação de aeronaves e capacidades de rastreamento na própria imagem, como por exemplo, focar em uma aeronave e saber o prefixo, de qual aeroporto é proveniente o voo que está pousando e até mesmo saber se é possível prosseguir com uma aproximação com base nos dados meteorológicos.

Foto – Saab

O sistema é fornecido pela Saab, através da Digital Air Traffic Solutions, a atual torre do London City já tem 30 anos de serviços e está no fim da vida útil dos equipamentos, a nova “torre” será ativada em 2019.

COMPARTILHAR