PROFISSÃO PILOTA: O impacto das mulheres na aviação
Sonhos femininos que puderam se tornar realidade com a entrada de mulheres na aviação Os registros históricos constam...
Sonhos femininos que puderam se tornar realidade com a entrada de mulheres na aviação Os registros históricos constam...
Quem presenciou o voo rasante do Embraer E2 da Azul Linhas Aéreas, na manhã desse último domingo, na...
É isso mesmo. Eu tive que pagar uma multa/taxa de praticamente R$ 700,00 para conseguir embarcar com a...
Na última semana completou-se dois anos que a Itapemirim iniciou sua (curta) trajetória nos voos comerciais de passageiros...
Via: Gediminas Ziemelis presidente do Avia Solutions Group Garantir operações sustentáveis tornou-se um dos principais impulsionadores dos negócios...
Conforme anunciamos ontem (25), em primeira mão, a Azul confirmou nesta quinta-feira (26), novos voos para Curaçao partindo...
A partir de 05 de Maio a Air France voltará a ligar o Brasil e a Guiana Francesa...
No aniversário de 7 anos entre para o Clube TudoAzul e ganhe 40% de desconto em planos anuais...
Lançada oficialmente em agosto do ano 2000, fez o seu primeiro voo em 15 de janeiro de 2001 com um Boeing 737-700 partindo de Brasília para Congonhas em São Paulo ás 06h56 da manhã.
A GOL iniciou suas primeiras rotas para 10 cidades, sendo São Paulo no Aeroporto de Congonhas e também em Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife. A empresa encerrou 2001 com 17 cidades atendidas.
Ainda no ano de 2001, a empresa conseguia autorização do DAC, na época, para operar na maior rota do país, a ponte aérea Rio-São Paulo.
https://youtu.be/7v_PIa3Dt-c
Pouco mais de um ano depois, a companhia fundada por Constantino de Oliveira Júnior já realizava voos para todas as regiões do Brasil. Em 2004, a empresa chegava a sua primeira base internacional sendo Buenos Aires na Argentina.
Em 2005, a GOL já atendia a todas as capitais do Brasil, e consolidava seu hub nos Aeroportos de Brasília, São Paulo (CGH), Rio de Janeiro (GIG). A expansão internacional continuava chegando a mais cidades na Argentina, assim como Santiago no Chile e Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.
A medida que os anos passavam, a GOL abria novas bases domésticas e forçava seus hubs assim como para a malha internacional. Em 2009 começou a realizar seus primeiros voos durante a alta temporada para Aruba no Caribe, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Também foram acrescentadas bases em Caracas, Barbados e Punta Cana.
Ainda em 2009, permitia seus clientes a voarem para a Europa através do acordo de parceria com a Air France/KLM em voos de codeshare e também em acordo com a American Airlines. A empresa buscava alçar voos ainda maiores em 2012 com o início dos voos para os EUA com uma escala em Santo Domingo.
Nos dias de hoje, a malha doméstica da GOL atende mais de 72 bases no Brasil, incluindo rotas regionais. A companhia também atende a 14 destinos internacionais em voos próprios em 10 países.
Hoje o Aeroporto de Brasília e o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo, possuem voos para todas as capitais do país através da malha da GOL, consolidando dois grandes hubs da empresa.
A GOL iniciou sua trajetória com uma frota nova e moderna, com apenas o Boeing 737-700 de modelo. Inicialmente eram sete aeronaves, sendo boa parte delas novas de fábrica.
Durante alguns anos o 737-700 continuava a ser a principal aeronave da companhia, em 2002 os primeiros 737-800 começavam a chegar mas ainda estava longe de ser a principal aeronave.
Ao final de 2002, a frota da GOL chegava a 19 aeronaves, sendo 15 737-700 e 4 737-800. A frota ganharia um 'novo avião' para ajudar na expansão da empresa a partir de 2004, com a chegada do Boeing 737-300 que viria para 'tampar' buraco durante algum tempo.
[caption id="attachment_187436" align="alignnone" width="640"]Com um lucro invejável, uma operação enxuta, a 'laranjinha' em 2005 fez a maior encomenda de uma companhia aérea brasileira, o pedido foi para 63 aeronaves Boeing 737. Pedido este que tempos depois, seria elevado para 101 novas aeronaves.
Os novos aviões começavam a chegar em 2006, já com o inovador pacote Short Field Performance que permitiriam a empresa a operar no Aeroporto Santos Dumont com maior capacidade e liderar a oferta de assentos.
[caption id="attachment_187438" align="alignnone" width="627"]Em pouco tempo, o Boeing 737-800 se tornava a espinha dorsal da frota da GOL, número que foi elevado para 41 aeronaves ao final de 2007, superando o número da versão -700 na frota.
Com a aquisição da Varig em 2007, a companhia também passava a contar com aeronaves widebody pela primeira vez em sua história, o Boeing 767 com as versões -200 e -300 agora estavam na frota da empresa.
[caption id="attachment_115271" align="alignnone" width="1024"]Com isso também foi elevado o número de aeronaves 737-300 que foram herdados da Varig, aeronave esta que a GOL estava devolvendo gradativamente em razão de seus custos operacionais.
O Boeing 737-800 continuava soberano na frota ano após ano, chegando a GOL a operar mais de 100 aeronaves do tipo em 2013. Os 767s deixaram a frota em 2011, o mesmo ano que a companhia aérea recebia o primeiro exemplar do 737 com o novo Sky Interior.
Alguns 737-700 começaram a serem devolvidos, assim como alguns 737-800 mais antigos e substituídos por novos e com o pacote SFP. Em 2018, a GOL recebia o seu primeiro Boeing 737 MAX 8.
O novo avião permitiria a empresa a retomar seus planos de fazer voos para os EUA, porém com um alcance maior, o 737 MAX permitiu a GOL fazer voos diretos para Miami e Orlando a partir de Brasília seu hub e também de Fortaleza.
Com o aterramento da frota mundial de 737 MAX, a GOL honrou os bilhetes de seus passageiros mas em alguns casos realizava uma escala técnica em Punta Cana, tanto no trecho de ida como o de volta. Em 2020, foi a primeira no mundo a realizar voos com a aeronave após a nova certificação e deu iniciou seu plano de modernização de frota.
Em 2022, a empresa passaria a utilizar pela primeira vez em sua história, uma aeronave totalmente dedicada ao transporte de cargas. Utilizando antigos 737-800, a GOL realizou a conversão e colocou de novo em operação, porém como cargueiros em parceria com o Mercado Livre.
Atualmente, a frota da GOL é de 141 aeronaves, sendo 19 737-700, 84 737-800 incluindo os dois cargueiros, e 38 737 MAX 8.
No início da empresa, as aeronaves de sua frota eram configurados apenas em uma única classe, hoje são configuradas em duas classes de serviço: GOL+ Conforto e demais assentos em voos domésticos e GOL Premium Economy e demais assentos em voos internacionais.
Veja algumas pinturas especiais feitas pela companhia aérea ao longo dos anos, clicando aqui.
Neste dia 15 de janeiro, a GOL Linhas Aéreas está completando 22 anos de operações, esta que foi...
E chegou a Copa do Mundo, neste ano a primeira realizada no Oriente Médio e o Catar é...
Há pouco mais de 20 anos, a Varig recebia sua última aeronave vindo de fábrica, o moderno e...
Icônica por possuir uma frota ampla de aeronaves da era Soviética, a Cubana de Aviación é uma das...
A cidade de Salvador na Bahia sediou a primeira edição da CAPA Aviation Latin América Aviaton & LCCs...
Este é um daqueles artigos que nos faz viajar no tempo para conhecer raízes dos grandes pioneiros da...
A GOL está reforçando sua parceria com a Smiles, seu programa de fidelidade, com o lançamento de diversas...
Um fato muito curioso aconteceu durante um voo a bordo do Airbus A380 da British Airways que partiu...