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LATAM fecha parceria no Recife para transformar tecidos usados nos voos em novos produtos

LATAM Airbus A321neo

A LATAM acaba de anunciar que a RODA DESIGN CIRCULAR é o terceiro parceiro brasileiro do seu programa Segundo Voo, que promove a reutilização criativa de materiais (upcycling) para reduzir o impacto ambiental da sua operação e estimular a economia criativa.

A instituição foi criada no Recife (PE) para gerar novos produtos economicamente viáveis e produzidos com o material descartado por empresas. Inicialmente, a parceria da LATAM com a RODA vai transformar criativamente os tecidos de tapeçaria usados e obsoletos, incluindo itens em couro e o revestimento das poltronas das aeronaves, além de uniformes usados. Na primeira etapa do programa, até 12 toneladas de retalho de couro usado das aeronaves serão transformados em novos produtos para consumo.

“Ampliar o escopo dos projetos com foco em sustentabilidade e impacto social da LATAM é um dos objetivos da companhia, e a parceria com a RODA nos permite envolver positivamente comunidades do Nordeste, uma região muito importante para nós”, comenta Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil. 

A parceria da LATAM com a RODA prevê uma segunda etapa ainda neste ano para transformar a tapeçaria usada das aeronaves. O processo vai considerar toda a cadeia produtiva, envolvendo a produção dos novos itens as comunidades do Recife e região.

“Acreditamos em fomentar a cultura do consumo consciente e do reaproveitamento por meio do design circular. Com o pensamento de reutilizar, transformar e criar a partir de peças que já cumpriram com sua função, podemos contribuir para uma economia mais sustentável”, comenta Mariana Amazonas, mestra em Design Thinking Ecológico e uma das fundadoras da RODA. “O material doado pela LATAM é que irá nos mostrar que tipo de produto poderá ser produzido a partir dele, considerando não apenas a estética e a funcionalidade, mas também como o processo produtivo poderá impactar positivamente pessoas em nossa região”, complementa.

Plano de sustentabilidade da LATAM

Economia Circular é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da LATAM, que busca eliminar plásticos de uso único de sua operação e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027. Foi nesse sentido que criou o programa Segundo Voo, para reduzir o impacto ambiental da sua operação e estimular a economia criativa.

Na primeira fase do programa Segundo Voo, em 2022 e 2023, a LATAM doou para a Revoada (consultoria do Rio Grande do Sul) e Costurando Sonhos (projeto de São Paulo) mais de 45 toneladas de tecidos. Os mais de 17 mil produtos produzidos com esses materiais por essas instituições foram distribuídos como brindes em eventos internos, em ações no Brasil e Chile, e externamente, durante alguns festivais que a LATAM apoiou (Rock in Rio 2022, o Festuris 2022 de Gramado, e o Primavera Sound São Paulo 2023).

Em 2024, o programa Segundo Voo deve doar no Brasil mais de 35 toneladas de tecido e distribuir mais de 20 mil brindes produzidos de forma artesanal pelas costureiras cadastradas nas instituições parceiras, gerando ainda mais renda para suas comunidades artesãs.

Em 2023, a LATAM intensificou ainda mais seus esforços em economia circular com iniciativas externas e internas, como o reaproveitamento no Brasil de itens descartados da operação, assentos de aeronaves e trolleys (carrinhos usados para a locomoção do menu de bordo). Com a iniciativa, a LATAM recuperou 22 toneladas de material apenas no ano passado, evitando o descarte e a geração de mais resíduos.

No mesmo ano, a companhia lançou o programa Recicle Sua Viagem, iniciativa que deve reciclar uma média de 450 mil garrafas PET do serviço de bordo de sua frota doméstica por mês. A expectativa da LATAM é de que o novo serviço dê nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil.

 

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