A Embraer fez vários avanços no programa de teste em voo do KC-390 na semana passada, mas a turbulência política no Brasil tem obscurecido único contrato de projeto da aeronave. Num contexto de um processo de impeachment presidencial, que está ocorrendo em Brasília, a segunda e última aeronave de teste em voo do KC-390 voou em 28 de abril direto de Gavião Paixoto, um aeroporto remoto no estado de São Paulo onde a Embraer desenvolve e constrói aviões militares.

A primeira aeronave de testes também deu início a uma série de testes com envelope crítico, como o abaixamento e levantamento da porta traseira em voo, além da abertura das portas laterais, disse o chefe executivo da Embraer Frederico Fleury Curado, falando em uma teleconferência sobre os resultados do primeiro trimestre de 29 de Abril.  “No lado do desenvolvimento, estamos muito satisfeitos como estamos”, diz Curado.

A Embraer também é “otimista” sobre o destino do contrato com a Força Aérea Brasileira, que espera pelas entregas de 28 aeronaves KC-390, começando com os três primeiros em 2018, diz Curado. Mas ele reconhece a turbulência política no Brasil e que a queda na economia doméstica impôs novas restrições no orçamento de gastos do governo.

No entanto, Curado aponta para sinais recentes de que a Força Aérea está honrando seus compromissos financeiros com a Embraer. O programa ficou pausado durante vários meses em 2015, depois que a Força Aérea Brasileira suspendeu alguns pagamentos, em um valor estimado de quase US$ 300 milhões em parcelas não pagas do programa KC-390. A Embraer e a Força Aérea assinaram um acordo em agosto do ano passado para retomar pagamentos e pagar o saldo ao longo dos próximos quatro anos. Até agora, a FAB vem cumprindo o acordo, de acordo com os dados de contas a receber no balanço da Embraer.

A Embraer também assinou compromissos de outros cinco países para 32 aeronaves do mesmo tipo, mas eles ainda não foram convertidos em pedidos firmes. Essas campanhas e aqueles para outros clientes estrangeiros potenciais irá sofrer um revés até ao final deste ano, afirmou Curado.

 

Fonte – FlightGlobal

 

Veja abaixo o vídeo com o envelope de testes que o primeiro protótipo do KC-390 realizou:

COMPARTILHAR