O Paris Air Show 2017 foi caracterizado por ser na terra da Airbus, apesar da fabricante europeia não ter obtido boas vendas a sua exposição foi bem completa, com toda a linha atual de aeronaves da fabricante. O evento se destaca por ser um dos mais importantes do mundo no setor de aviação, com a presença de várias fabricantes do setor aeronáutico e espacial, além de companhias aéreas interessadas em novas tecnologias.

Abaixo listamos os maiores destaques da Airbus durante o Paris Air Show 2017.

 

Lançamentos

Durante o Paris Air Show 2017 a Airbus apresentou a nova versão do A380, chamada de A380plus, que recebeu winglets, no lugar da antiga wingtip e também atualizações no interior da aeronave, proporcionando 80 assentos a mais para as companhias aéreas.

O A380plus ainda recebeu outras atualizações que suportam as alterações realizadas pela Airbus. Na parte de peças o A380plus teve algumas novidades, como o aumento do prazo de manutenção da aeronave, aumentando a disponibilidade dela em até 6 dias por ano, e também algumas peças foram atualizadas para melhorar a confiabilidade.

Todo esse esforço da Airbus não gerou encomendas extras para o A380, ao contrário, a Emirates fez um comentário negativo, através de uma entrevista com o Tim Clark, presidente da companhia.

Air Space também para o A320neo

Foto – Airbus

A Airbus anunciou durante o evento Paris Air Show que a família de aviões A320neo ganhará o novo interior Air Space, já disponibilizado para o A330neo e o A350XWB. O novo interior do A320neo, o jato mais vendido da Airbus, agora ganhou um toque de modernidade com os painéis angulados e vasta presença de led RGB para alterar as cores do ambiente.

A primeira alteração que a Airbus fez foi aumentar o espaço para os Bins, o espaço para malas de mão que se situa acima da cabeça dos passageiros. O novo compartimento se chama OHSC e pode suportar até 8 malas, ao contrário do antigo onde só era possível colocar 5 malas de mão (tamanho padrão).

As companhias aéreas demonstraram interesse nessa alteração da Airbus, visto que os passageiros terão à disposição um espaço 40% maior para malas de mão, evitando conflitos a bordo da aeronave e agilizando o embarque dos passageiros, que não precisam procurar um espaço dentro da aeronave tumultuando o corredor da mesma. Veja mais Clicando Aqui.

 

Exposição e demonstrações

Diferentemente da Boeing, a Airbus levou muitas aeronaves para o evento, no total ela expôs boa parte da sua linha comercial de aeronaves, sendo elas o A321neo, A350-1000XWB e o A380.

Além disso a empresa também deixou na exposição estática um A310 Zero G (Especial para voos sem gravidade), e o A400M, o avião de transporte militar da Airbus. Continuando na parte de defesa a Airbus deixou na exposição o Eurofighter Typhoon, o cargueiro C295 (uma aeronave da FAB), o drone VSR 700 e o helicóptero militar EC665 Tigre HAD, além do Caracal.

A Airbus Helicopters levou os helicópteros de uso civil H135, EC145, H130 e H145M. O show aéreo foi comandado pelo Rafale, com apoio das grandes aeronaves do setor espacial, como o A380 e o A350XWB, ainda houve uma apresentação do A321neo e voos do A400M, impressionando o público que compareceu no Internacional Paris Air Show.

 

Encomendas

A Airbus demonstrou durante o Paris Air Show o pouco apetite das companhias aéreas para encomendar aeronaves de grande porte, boa parte dos pedidos foram para aviões da família A320neo, inclusive com uma mega encomenda da GE para 100 aviões A320neo.

Ao todo a Airbus recebeu 39,7 bilhões de dólares em encomendas durante o Paris Air Show, vendendo no total 326 aeronaves da parte comercial, sem divulgar publicamente a maioria das encomendas para os helicópteros. Enquanto isso a Boeing fechou contratos que totalizaram 74,8 bilhões de dólares, com 571 encomendas por 16 clientes, a maior parte devido ao sucesso da apresentação do 737 MAX 10.

Outra encomenda que merece destaque foi realizada pela Iran Airtour Airlines, que fechou um contrato para 45 aeronaves A320neo. Como a maioria das encomendas foram em pouca quantidade, veja na tabela abaixo um resumo geral de quantas aeronaves a Airbus “vendeu” durante o evento em Paris.

AviãoFirmesOpções de ComprasTotal
A320ceo202949
A320neo112145257
A3302 2
A330neo 88
A350XWB10 10
Total144182326

 

Presidente da França 

Foto – The Associated Press

O presidente francês Emmanuel Macron marcou presença no Paris Air Show e teve a chance de voar pela primeira vez no Airbus A400M, a aeronave de transporte e logística militar da Airbus projetada e operada pela França, além de diversos países da União Europeia.

Antes de voar no A400M o presidente fez uma visita em solo com várias autoridades para conhecer as capacidades da aeronave, que pode até mesmo reabastecer caças no ar. Esse realmente foi um ponto alto para a Airbus, ter o próprio presidente do país em que o evento estava acontecendo apoiando as aeronaves da fabricante, que tem como sua principal casa Toulouse, no sul da França.

 

Entrega do A321neo para a WOW Air

No dia 21 de junho, durante o Paris Air Show, a Airbus entregou o primeiro A321neo da WOW Air, e também o primeiro a ser operado por uma companhia aérea da Europa. O evento foi realizado durante a própria feira de aviação, pois a Airbus levou a aeronave da WOW Air para a exposição estática no evento.

A aeronave foi oficialmente entregue ao diretor executivo da companhia aérea, Skúli Mogensen. A operação será feita através de arrendamento pela Air Lease Corporation, com tripulação da WOW Air.

 

Galeria

Confira um pouco mais das apresentações da Airbus e também da exposição nas fotos abaixo.

Vídeo – Família de aeronaves da Airbus

Assim como a Boeing produziu seu vídeo especial para o Paris Air Show, a Airbus também fez um mas com outra ideia, reunindo todas as divisões da empresa (comercial, militar e helicópteros) em um único vídeo.

Nele podemos ver o novíssimo A350XWB, o último lançamento de uma aeronave totalmente nova da Airbus na área comercial. O moderno H160 representa a Airbus Helicopters, que aqui no Brasil é representada pela Helibras. Já os aviões A400M e Eurofighter representam a parte de defesa, o primeiro é um avião de transporte e o segundo um caça da geração 4+.

 

Resumo da Airbus – 1º Dia

 

Resumo da Airbus – 2º Dia

 

Resumo da Airbus – 3º Dia

 

Resumo da Airbus – 4º Dia

 

Melhores Momentos

 

This post is available in: pt-brPortuguês