Recentemente realizamos dois voos domésticos com duas companhias diferentes, com apenas 24 horas entre um voo e outro (ida e volta). A finalidade era cobrir a entrega do primeiro E190-E2 para uma companhia aérea, na sede da Embraer em São José dos Campos.

Como o nosso voo era de finalidade corporativa e não turismo, então sem possibilidade de cancelamentos e atrasos, definimos que seria ideal uma avaliação para o público conhecer como as companhias se comportam nessa situação, em que o foco da viagem é a pontualidade.



Desde então deixamos claro a nossa preferência pelo Aeroporto de Guarulhos nessa viagem, visto que há um ônibus ligando direto o aeroporto à São José dos Campos, destino final da viagem.

Companhia: GOL Linhas Aéreas
Voo:
G3 1417
Avião: Boeing 737-800 – (PR-GXM)
Data: 03/04/2018
Horário: 18:05 →  19:50 
De: Brasília (BSB)
Para: Guarulhos/São Paulo (GRU)

 

1. COMPRA

A compra da passagem foi realizada pelo site da companhia aérea, usando um cartão de crédito para agilizar a confirmação do pagamento. Para esse trecho foi pago o valor de R$ 167,93, incluindo a taxa de embarque de R$ 28,03.

As opções de despacho de bagagem e serviços extras, como a marcação de assento, não foram usadas para esse voo. Pois a finalidade era voar com o mínimo indispensável, para cobrir um evento em outra cidade.

Pela antecedência da compra da viagem, menos de duas semanas antes do evento e do voo, o preço estava condizente com a rota, apesar de ter achado o mesmo voo por um valor menor no mesmo dia do embarque e no dia anterior.
Na minha opinião faltou mais estabilidade no preço cobrado pela GOL.

2. CHECK IN

O check-in foi efetuado online cerca de 18 horas antes da viagem, e imprimi o cartão de embarque após o procedimento (é disponivel também o cartão de embarque digital).

No mesmo procedimento aproveitei para marcar gratuitamente o assento, motivo para que fiz o check-in antecipadamente. Eu fiquei satisfeito com a disponibilidade de assentos, por ser um voo de transição, entre a marcação gratuita na compra e a cobrada, achei que não seria possível ir confortavelmente.

O assento marcado foi o 25F (sim, só viajo na janela rs). 

3. EMBARQUE

O embarque ocorreu tranquilamente, com o cartão impresso eu consegui acessar sem problemas a sala de embarque do Aeroporto de Brasília, e fiz uma considerável caminhada até o portão 10.

Como sempre, esperei os passageiros embarcarem, e desfazerem a fila que encontrei quando cheguei no portão de embarque. Ao final embarquei tranquilamente, mostrando o RG e o cartão de embarque. Já na aeronave consegui acomodar minha mochila debaixo do assento da frente e uma maleta no compartimento superior.

4. VOO

 

Mesmo com a formação de nuvens que estava acima de quase todo o sudeste e centro-oeste, o voo transcorreu normalmente. Olhando nos sites de rastreamento é possível ver que o voo fez muitos desvios em Minas Gerais e chegando em São Paulo, foi possível sentir isso durante voo, mas o serviço de bordo não foi comprometido por turbulências. Ponto positivo para a tripulação.

A aeronave estava equipada com os novos assentos da GOL, em couro, que são ótimos para esses trechos de curta duração. Mesmo cansado não senti dor nas costas e achei o ângulo de reclino adequado, em comparação com outras companhias do país que usam aeronaves do mesmo porte.

 

A aeronave estava limpa, e ainda sem as incômodas cabeceiras, visto que o novo padrão de assentos da GOL dispensa esse tipo de acessório, obrigatório para evitar infestação de pragas em aeronaves com presença de tecido revestindo o assento. Para garantir a limpeza, os funcionários passam um produto especial sempre que limpam a aeronave entre um voo e outro.

Faltou um apoio regulável de cabeça, mas o Sky Interior compensou esse ponto, é o melhor interior para uma aeronave dessa categoria, na minha opinião.

Como antes, reservei o assento 25F, e nenhuma pessoa foi no assento do meio, incomodo para a maioria dos passageiros.

O voo saiu no horário, e chegou antes do previsto no Aeroporto de Guarulhos. Ponto positivo para esse tipo de deslocamento.

5. SERVIÇO DE BORDO

 

O serviço de bordo foi no novo padrão da GOL, que disponibiliza snacks (o famoso Mãe Terra) e bebidas. Havia uma boa disponibilidade de bebidas, com dois tipos de sucos, três tipos de refrigerantes e água, sempre acompanhados com gelo.

Já o snack tinha apenas 20 gramas, em opção salgada ou doce, uma quantidade tão pequena que pedi mais um snack, aliás, eu não havia me alimentado desde o almoço por causa dos compromissos da Aeroflap.

Também estava disponível a opção de compra, mas não concordei muito com os preços cobrados, preferi comprar algo no aeroporto.

 

6. ENTRETENIMENTO

Nos voos da GOL não há falta de entretenimento, a companhia disponibiliza um sistema de internet via Wi-Fi, e através do mesmo sistema de conexão sem fio é possível assistir ao vivo 6 canais de televisão, ou um conteúdo on-demand.

Para os mais puristas há um mapa mostrando velocidade, rota e altitude, no seu dispositivo mobile.

O serviço de internet é pago, mas o valor cobrado não é muito alto para quem planeja trabalhar durante esse período. Mas para um voo com distância maior, como os voos internacionais e para o Nordeste Brasileiro, a companhia poderia amenizar o valor cobrado. Eu optei por não usar o wi-fi, mesmo precisando concluir algumas publicações aqui no portal.

Os serviços de entretenimento e TV são gratuitos e de qualidade consideravelmente boa. Um revista está disponível no bolsão do assento, e você não precisa depositar uma moedinha para ler.

Como ponto negativo está apenas a falta de tomadas nessa aeronave, que já elogiei em outra ocasião, por causa da tomada 110v que suporta notebook e permite que você viaje trabalhando de modo eficiente.

7. CONCLUSÃO

No geral o voo foi agradável, principalmente para um curto trecho doméstico, em alguns pontos a GOL poderia melhorar principalmente para equiparar as diferentes durações dos voos da sua frota.

Queremos ressaltar que esse voo foi realizado em uma condição corporativa, então eu não tive tempo antes do voo e assim que pousei em Guarulhos já me direcionei para São José dos Campos. As necessidades apresentadas são diferentes, em comparação com um voo para fins turísticos.