Ter um voo atrasado é algo muito chato para os passageiros, a maioria desses atrasos são causados por condições meteorológicas adversas, que não possibilitam a operação de voos em qualquer aeroporto. Anteriormente os dados meteorológicos do Brasil eram totalmente fornecidos pela FAB e INMET, mas agora a Azul tem seu próprio centro, o primeiro inaugurado por uma companhia aérea brasileira.

Em seu Centro de Controle Operacional, localizado em Barueri – SP, a Azul conta agora com uma Estação Meteorológica interna e totalmente operada por funcionários, destinada a extrair dados qualitativos sobre as condições climáticas de todo o Brasil para melhorar a eficiência operacional da companhia.

Entre janeiro e maio, a atuação da Estação Meteorológica resultou na redução de 39% de voos alternados para outros aeroportos por má condição do tempo. Seguindo o exemplo de companhias internacionais, a Azul é a primeira aérea brasileira a implementar a inovação em suas operações.

O projeto teve início em novembro de 2016, quando a companhia identificou a oportunidade de melhoria no planejamento diário de suas operações, além da possibilidade de minimizar os impactos causados na rotina de seus Clientes.

O projeto piloto teve início em janeiro deste ano e já trouxe resultados positivos para que a companhia continue investindo na Estação. “O desafio agora é expandir as previsões para as operações internacionais, nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, além de incluir dados sobre probabilidade de raios e turbulência nas rotas”, comenta Carlos Pellegrino, diretor do Centro de Controle Operacional da Azul.

A área conta hoje com 12 funcionários dedicados a interpretar dados de sofisticados softwares, 24 horas ao dia, 7 dias por semana. São utilizadas ferramentas diversas para que a qualidade do trabalho supere às expectativas e promova resultados significativos, principalmente no que tange à qualidade, regularidade e pontualidade dos voos. “Mesmo mantendo índices que superam os 95% de pontualidade nas operações, estamos sempre em busca de aliar tecnologia e inovação para oferecer um serviço de excelência para nossos Clientes”, afirma ainda Pellegrino.

“Nosso principal valor é a Segurança e temos por objetivo oferecer o melhor voo da vida do Cliente. Nossa malha aérea cobre todas as regiões do país e está sujeita às variações meteorológicas presentes no nosso clima. Com a Estação Meteorológica funcionando internamente, conseguimos nos antecipar e já prover soluções rápidas para que o Cliente tenha uma viagem tranquila e sem contratempos” finaliza.

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