O Boeing 737 MAX 9 completou hoje (13/04) seu voo inaugural no céu de Washington, nos Estados Unidos. O voo representa um marco no cronograma do 737 MAX, que a partir de agora inicia um programa abrangente de testes de voo que resultará na certificação e entrega das primeiras aeronaves MAX 9.

“O primeiro voo do MAX 9 é mais um marco que dá continuidade ao forte histórico de progresso do programa”, disse o presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial, Kevin McAllister.

O avião completou um voo bem-sucedido de 2 horas e 42 minutos, decolando de Renton Field, na cidade de Renton, no estado de Washington, às 10h52 do horário local. A aterrisagem foi registrada às 13h34, no Boeing Field, em Seattle.

Foto – Boeing

A decolagem foi atrasada 90 minutos por causa de uma perda da comunicação de telemetria da aeronave, entre o centro de controle da Boeing e o avião. Um rádio dedicado as comunicações da equipe de engenheiros de testes também não funcionou adequadamente após a decolagem.

Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu completar todo o teste programado para o voo, validando as configurações para o 737 MAX 9 em velocidades de até 240 kt e altitudes até 24000 pés, diz Walsh. A equipe também conseguiu desligar e ligar os motores CFM Leap-1B durante o voo.

Controlado pelos pilotos de teste e avaliação da Boeing, Christine Walsh e Ed Wilson, o avião realizou testes para avaliar o desempenho dos controles de voo, sistemas e operabilidade geral da máquina. De agora em diante, o MAX 9 passará por uma série de testes de voo antes do início das entregas aos primeiros clientes, programadas para 2018.

Foto – Boeing/Divulgação

O 737 MAX 9 é o segundo membro da família 737 MAX, com uma capacidade máxima para até 220 passageiros e alcance de 6509 km, o alcance é identicou ao do seu irmão 737 MAX 8.

“A equipe do 737 MAX continua a dar tudo de si”, disse Keith Leverkuhn, vice-presidente e gerente geral do programa 737 MAX, da Boeing Aviação Comercial. “Cada novo marco que conquistamos cria conhecimento e experiência que são aproveitados para que o programa continue a avançar”.

 

Veja um vídeo sobre o primeiro voo do 737 MAX 9:

This post is available in: pt-brPortuguês