A Boeing anunciou hoje (09/03) que a FAA (Federal Aviation Administration) dos EUA certificou o avião 737 MAX 8 para serviço comercial. Com esse certificado a Boeing já deu início aos preparativos para a primeira entrega do 737 MAX 8 aos clientes, que irá ocorrer nos próximos meses.

Para obter a certificação para o 737 MAX 8 a Boeing realizou um externo programa de testes, que começou há pouco mais de um ano com quatro aviões, além de testes no solo e em laboratório. Após um rigoroso processo de certificação, a FAA concedeu para a Boeing um Certificado de Tipo para o 737 MAX 8, confirmando que o projeto está em conformidade com os regulamentos de aviação exigidos e é seguro e confiável.



Foto – Paul Weatherman/Boeing

“Esta certificação é um verdadeiro testemunho da dedicação e empenho de toda a nossa equipe do 737 MAX nesse processo, desde a concepção de avião até testes em voo”, disse Keith Leverkuhn, vice-presidente e gerente geral do programa 737 MAX da Boeing Commercial Airplanes. “A equipe da Renton espera oferecer aos nossos clientes eficiência, confiabilidade e design superiores, à medida que começarem a receber seus aviões 737 MAX nos próximos meses”.

A Boeing planeja realizar a primeira entrega do 737 MAX 8 entre maio e junho deste ano, mas eventualmente ela poderá realizar antes. A fabricante norte-americana poderá ter um lançamento duplo, com a Norwegian e a Southwest estreando a aeronave nas operações comerciais, a Norwegian já anunciou voos entre a Europa e os Estados Unidos com o Boeing 737 MAX 8 a partir de junho.

Os testes com as outras versões prosseguirão normalmente, com a previsão de entregar o primeiro 737 MAX 9 em 2018, enquanto o 737 MAX 7 e 737 MAX 200 estarão disponíveis para entregas a partir de 2019.

Foto – Paul Gordon/Boeing

O Roll Out do 737 MAX 8 ocorreu no dia 08 de dezembro de 2015, em uma cerimônia especial realizada em Renton, nos Estados Unidos. O primeiro voo da aeronave foi realizado no dia 29 de janeiro de 2016, o procedimento todo durou aproximadamente 3 horas e foi realizado em uma altitude até 15 mil pés inicialmente, com subida para até 25 mil pés após uma hora de voo.

No dia 22 de setembro de 2016, o Boeing 737 MAX entrou em uma parte de testes de voo que realmente irá colocar o avião no seu ritmo operacional. O procedimento chamado SROV – que realiza a validação operacional da aeronave irá contar com a ajuda do cliente de lançamento, a Southwest Airlines.

Nessa etapa o MAX passou por aeroportos, e os mais diversos sistemas de operação, tudo com apoio da Southwest para simular como é o comportamento da aeronave na vida real, ou seja, estimar como a receita será gerada e transportar os passageiros para uma companhia aérea.

Foto – GOL/Divulgação

No Brasil o Boeing 737 MAX tem 120 encomendas da GOL Linhas Aéreas, sendo que 5 aeronaves serão entregues a partir do segundo semestre de 2018. Ao todo a linha 737 MAX acumula mais de 3600 encomendas fixas para 83 clientes em suas 4 variantes.

O Boeing 737 MAX é uma aeronave de nova geração da Boeing que incorpora motores CFM Leap 1B e promete ser até 25% mais econômica em relação ao 737NG, alcançando assim um valor 20% menor por assento. Os seus novos aviônicos são baseados em aeronaves de última geração da Boeing tais como o 787 e o 747-8, incorporando inovações em seus comandos como o fly-by-wire mas mantendo a mesma familiaridade do desenho de seu cockpit. Já em seu visual podemos encontrar novas asas, uma winglet dupla e motores com carenagem semelhante à do 787, mas mantendo as bochechas tão tradicionais.