Foi com muita alegria que o piloto número 4, da posição Ferrolho, Capitão Juliano Augusto Souza Nunes, fez sua primeira demonstração com a Esquadrilha da Fumaça diante de um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas na tarde deste domingo, dia 25 de março, em Porto Alegre (RS).

O céu nublado não espantou o público, que compareceu na orla do Guaíba para prestigiar o aniversário de 246 anos da capital gaúcha. Essa foi a primeira apresentação da Fumaça no ano de 2018 e faz parte de um circuito maior que engloba demonstrações na região Sul do Brasil, além de Chile (FIDAE 2018), Argentina e Uruguai.



Ao descer da aeronave, o Capitão Nunes foi cumprimentado pela equipe da Fumaça. “Treinei bastante para esse momento e é uma grande satisfação ter estreado em Porto Alegre, local onde está sendo a primeira apresentação da Fumaça em 2018. Pra mim, é uma honra poder representar a Força Aérea neste circuito que possui apresentações tanto no Brasil quanto no exterior”.

Junto a seus dois filhos, o médico Edino Parolo comentou que trouxe a família para assistir à demonstração porque, quando ele era criança, também teve o privilégio de acompanhar as manobras da Fumaça. “Quero que meus filhos tenham conhecimento da habilidade e do profissionalismo dos pilotos da Força Aérea Brasileira. Quando eu era criança, assistia bastante à Fumaça e cresci já tendo esse conhecimento sobre o Brasil. Espero que eles saibam disso também”. Admirado com as manobras, seu filho de oito anos, Felipe Parolo, afirmou que, depois da apresentação, ficou com muita vontade de ser piloto também.

 

Doe um livro

Neste domingo, foi a primeira vez que a campanha “Doe um livro” aconteceu durante uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. A iniciativa, que tem o apoio da Força Aérea Brasileira, teve a arrecadação de cerca de 150 livros durante o evento. A representante da ONG Banco de Livros, Neli Mioto, responsável pela arrecadação em Porto Alegre, comenta a importância da campanha.

“Nossa ONG recebe doações de livros e monta espaços de leitura em escolas, asilos, postos de saúde e outros tipos de instituições públicas. A leitura é sempre um grande bem para a sociedade, pois ela humaniza o ser humano, amplia seu vocabulário, além de vários benefícios que a leitura pode proporcionar. Hoje aconteceu uma arrecadação muito significativa que será muito bem-vinda na nossa ONG”, afirmou. 

A próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça está prevista para o dia 30 de março, na cidade de São Gabriel (RS). Acompanhe a agenda neste link.

 

Fotos – Ten Cocate, SO Ribeiro, Sgt Patrícia

Texto – Força Aérea Brasileira