A Cathay Pacific Group e a CFM International finalizaram uma encomenda para o motor LEAP-1A, no total serão 64 motores para alimentar as 32 novas aeronaves Airbus A321neo. A encomenda do motor é avaliada em quase US$ 1 bilhão a preço de lista, com a entrega prevista para começar em 2020.

A aeronave será operada pela Cathay Dragon, a operadora regional do Grupo, substituindo e modernizando sua atual frota atual que tem apenas 15 aviões da linha A320 e oito A321, enquanto apoia a expansão contínua da companhia aérea na região da Ásia/Pacífico.



A Cathay também assinou um acordo de manutenção dos motores através de uma taxa por Hora de Voo (RPFH), um contrato de longo prazo com a CFM International. Nos termos do acordo, a CFM garantirá um valor fixo do custo de manutenção do motor, fixado em 1 dólar por hora de voo do motor.

“Estamos entusiasmados por ter selecionado o motor LEAP-1A para alimentar nossa nova frota de Airbus A321neo”, disse Neil Glenn, Diretor de Engenharia da Cathay Pacific. “A CFM International tem uma excelente reputação pela confiabilidade e previsibilidade de seus motores, e com os motores LEAP-1A, que estão apresentando a eficiência prometida, esperamos entrar em um novo capítulo no nosso relacionamento com eles”.

Foto – Airbus

“Obviamente estamos entusiasmados com o fato de a Cathay Pacific ter selecionado o motor LEAP-1A para alimentar seu novo avião A321neo”, afirmou. Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International. “Embora os motores CFM56-5C tenham alimentado a aeronave Airbus A340 da Cathay Pacific por 20 anos antes da aposentadoria da aeronave no início deste ano, esta é a primeira vez que a companhia aérea selecionou motores CFM para aeronaves de um único corredor. Agradecemos a confiança que colocaram em nós e estamos ansiosos para trazer todos os benefícios dos motores LEAP-1A para esta nova frota “.

A família de motores LEAP teve uma entrada excepcional no serviço de voos comerciais com 18 clientes operando atualmente em mais de 85 aeronaves. No geral, essa frota já registrou cerca de 150000 ciclos de voo e 300.000 horas de voo, sem problemas graves em voos comerciais.

Os motores LEAP equipam os aviões da família A320neo, fabricados pela Airbus, além do 737 MAX, que a Boeing começou a entregar recentemente para os primeiros clientes. A COMAC também selecionou o motor CFM Leap-1C para equipar o C919. No geral o motor Leap-1 é capaz de oferecer uma melhora de até 15% no consumo de combustível, quando comparado com a geração anterior, o CFM 56.