Em ação conjunta entre a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB), um Cessna foi apreendido com mais de 237 kg de cocaína, o ocorrido aconteceu na região de Santo Antônio de Leverger no estado do Mato Grosso, cidade situada a 34 km da capital do estado, Cuiabá.

O Cessna T210 Turbo Centrion de matrícula PT-LXE, foi interceptado por um A-29 da FAB assim que adentrou no espaço aéreo brasileiro, o monomotor tinha como origem a Bolívia, a aeronave não tinha nenhuma ação de roubo ou furto, porém estava voando sem autorização das autoridades aeronáuticas brasileiras.

O papel da FAB nesses casos quando é acionada, é a interceptação e intensificação da aeronave, a partir disso, uma série de medidas é tomada podendo chegar até ao abate da aeronave, tal medida de enquadrada qual na lei Nº 9.614/98, no caso em questão a FAB vez o contato rádio com o piloto, que não obedeceu à ordem de pousar em um aeroporto próximo, e acabou pousando em uma pista de terra.

A Polícia Federal foi até o local, porém os dois ocupantes, um piloto e um passageiro conseguiram fugir em meio à mata fechada, o avião e a substância encontrada foram apreendidos pelas autoridades, os ocupantes do avião estão sendo procurados.

Pelo fato ter ocorrido em Mato Grosso, possivelmente o avião interceptador é um A-29 Super Tucano, em Campo Grande tem uma base aérea onde se situa-a o Esquadrão Flecha, responsável pela proteção de fronteira do país naquela região.

COMPARTILHAR