Esse não é um procedimento comum no Brasil, mas quando viajamos para aeroportos da Europa e Estados Unidos nessa época (inverno), volta e meia você vê um caminhão jogando um líquido na aeronave, como se fosse limpar ela.

Esse líquido é na verdade um produto anti-congelante, assim como o líquido de arrefecimento do seu carro que evita o congelamento do sistema em baixar temperaturas.

A equipe de manutenção utiliza um veículo especial que é capaz de aquecer o produto, que é misturado com água, e jogar na aeronave, outro produto pode ser aplicado para evitar o recongelamento se a temperatura está muito abaixo do ambiente. A concentração do produto também varia de acordo com a condição.

É importante limpar a aeronave do gelo e neve antes da decolagem, a superfície aerodinâmica deve se comportar como o planejado, e as partes móveis externas (aileron, flap e profundor), em contato com o gelo, não devem ter seu movimento impedido por gelo.

O líquido que retira o gelo, conhecido como Tipo 1, pode ter coloração laranja. Já o líquido que previne a formação de gelo, o Tipo 4 não pode ser aquecido e pode ter coloração verde.

 

Confira os dois vídeos abaixo sobre o procedimento:

 

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