Foto - Reuters/Paulo Whitaker

David Neeleman, conhecido por ser fundador da WestJet e JetBlue, além de ser fundador da Azul Linhas Aéreas e acionista da TAP Portugal, comprou participação em mais uma companhia europeia, a francesa Aigle Azur.

Neeleman agora tem 32% de ações nessa companhia, depois de comprar a parte que pertencia ao Grupo Weaving em um anúncio realizado na última quinta-feira (16/11) em Paris.

Além de Neeleman um grupo parceiro também detém boa parte da Aigle Azur, O NHA Group já é conhecido por ter participação na Azul e na TAP, e atualmente possui 48% da companhia francesa.

O Grupo Weaving já era acionista da companhia há 16 anos, durante o anúncio o atual presidente ressaltou o poder de mudança e visão de “novas fronteiras” pelo David Neeleman.

A Aigle Azur é a segunda maior companhia da França, ela só não supera a clássica Air France em número de passageiros transportados. Fundada em 1946, atualmente ela tem 11 aviões da família A320 em sua frota. A principal expansão das suas operações ocorreu após 2001, na administração do Grupo GoFast.

Atualmente o Grupo Lu Azur detém 20% do capital da companhia, o grupo chinês NHA fica com 48% e David Neeleman com 32%.

Não está claro se Neeleman pretende usar sua influência para criar uma gigante Low Cost europeia, nem se vai conectar com as companhias de sua carteira, como a Azul, Grupo HNA, TAP Air Portugal e United Airlines.

This post is available in: pt-brPortuguês