O quarto E-Jet E2 já está totalmente produzido de acordo com o Vice-Presidente da Embraer Commercial Aviation para o Oriente Médio e Europa, Arjan Meijer. Essa aeronave é especial para o programa E-Jet pois será a primeira com o interior configurado para o transporte de passageiros, ela ajudará o desenvolvimento do programa de testes para obter dados sobre operação em rota e conforto interno.

“A aeronave de número 04 já está pronta e em breve será adicionada ao programa de testes de voo. Ela já virá com a cabine já completa”, disse Meijer.

Atualmente o programa de testes do E-Jet tem três aeronaves e já acumula 240 horas voando, mais os testes em solo. A apresentação do primeiro E-Jet E2 aconteceu em fevereiro deste ano, cerca de três meses depois esse protótipo voou pela primeira vez, em 08 de julho o 2º protótipo do E2 também decolou pela primeira vez, seguido pelo 3º protótipo no dia 29 de agosto.

O primeiro protótipo da aeronave E190-E2, de numeração 20001, está atualmente conduzindo testes em sistemas, cargas, aero-elasticidade, ruídos externos e manipulação de comandos em ventos cruzados. O segundo protótipo E190-E2, de numeração 20002 está sendo utilizado para testar sistemas e o desempenho geral da aeronave. O protótipo de numeração 20003 será usado principalmente para testar as qualidades de voo e avaliar como a aeronave se comporta em condições de gelo.

Foto - Embraer/Via Facebook
Foto – Embraer/Via Facebook

Entre os destaques do programa de desenvolvimento está a alta confiabilidade do projeto, o primeiro voo foi realizado meses antes do previsto, e todos os outros protótipos seguintes estão sendo apresentados antes da data prevista. O primeiro avião produzido fez a sua estreia internacional no Farnborough Air Show, em Londres, em meados de julho, ele atravessou o Atlântico cerca de 2 meses após o seu primeiro voo.

O E190-E2 está programado para entrar em serviço no primeiro semestre de 2018. Seguido pelo E195-E2 em 2019 e o E175-E2 em 2020, já com alterações de projeto.

 

Veja mais em:

Embraer Ejet E2 realiza seu primeiro voo

 

Voou pela primeira vez a 3ª unidade do Embraer E-Jet E2

COMPARTILHAR