A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 16 de julho, da F-Air Colômbia 2017, representada pela Esquadrilha da Fumaça, que faz três demonstrações no local do evento, o Aeroporto José María Córdoba, localizado na cidade de Rionegro. A expectativa é que 55 mil visitantes passem pelos estandes e assistam às apresentações aéreas.

“Nossa participação na feira é uma integração de Forças Armadas no âmbito da América do Sul. Há interesse de parceria entre Brasil e Colômbia”, explicou o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro Leonidas Araújo de Medeiros Júnior, que representa o Comando da Aeronáutica no evento.

A F-Air é a maior feira aeronáutica da Colômbia e reúne mais de 200 expositores, que apresentam as novidades nas áreas de tecnologia aeroespacial – satélites, drones, radares – apoio logístico, medicina aeroespacial, entre outras.

Foto – Força Aérea Brasileira/EDA

Na última quinta-feira (13), após a abertura da feira, a Esquadrilha da Fumaça realizou a primeira demonstração a uma altitude elevada. A 2200 metros do nível do mar, os pilotos realizaram suas manobras nas aeronaves A-29.

“Com o ar mais rarefeito o rendimento das aeronaves diminui e a temperatura alta também dificulta, mas conseguimos fazer todas as manobras, comprovando que o A-29 tem essa capacidade de operar em diferentes altitudes”, avaliou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas. Ainda no Brasil, os pilotos realizaram diversos treinamentos simulando a altitude diferenciada.

Uma plateia formada por colombianos e estrangeiros de várias partes do mundo puderam assistir às acrobacias que surpreenderam a todos pela grande manobrabilidade das aeronaves A-29 Super Tucano e pela fumaça branca que cortou o céu de Rionegro.

Foto – Força Aérea Brasileira/EDA

Nos próximos dias, a Esquadrilha da Fumaça continua suas demonstrações dentro da programação da F-AIR. Nesta sexta-feira, dia 14, foi a primeira apresentação oficial da equipe no evento internacional às 11h15. No sábado, dia 15, a exibição será às 14h40. E no domingo, às 14h40 também.

Junto do treino da Fumaça, outras esquadrilhas também se apresentaram durante o evento, como da Força Aérea Colombiana e da Força Aérea dos Estados Unidos da América. O show aéreo da Força Aérea Colombiana contou com uma simulação de conflito de guerra, com resgate e ataque ao solo. Todas as apresentações foram extremamente aplaudidas pelo público presente.

Confira mais fotos do evento abaixo:

 

Via – FAB/EDA

COMPARTILHAR