Neste sábado, 15 de julho, a Esquadrilha da Fumaça se apresentou pela terceira vez em Rionegro, na Colômbia. A demonstração surpreendeu a todos que esperavam ansiosos pela apresentação da Força Aérea Brasileira. Mais de 50 mil pessoas prestigiaram as manobras das sete aeronaves sob o céu nublado que não tirou o brilho da exibição.

Muito emocionada com a demonstração, a mecânica de carros, Juanita Steverne, ressaltou que é a primeira vez que está tendo contato com a Força Aérea Brasileira. “Fiquei muito encantada com a Esquadrilha da Fumaça. Quando o avião sobe até o alto e faz pirueta me deixou bastante apreensiva e, ao mesmo tempo, admirada com a manobra. Trouxe toda a minha família para assistir ao espetáculo do Brasil”.

A F-Air é a maior feira aeronáutica da Colômbia e reúne mais de 200 expositores, que apresentam as novidades nas áreas de tecnologia aeroespacial – satélites, drones, radares – apoio logístico, medicina aeroespacial, entre outras.

Na última quinta-feira (13), após a abertura da feira, a Esquadrilha da Fumaça realizou a primeira demonstração a uma altitude elevada. A 2200 metros do nível do mar, os pilotos realizaram suas manobras nas aeronaves A-29.

“Com o ar mais rarefeito o rendimento das aeronaves diminui e a temperatura alta também dificulta, mas conseguimos fazer todas as manobras, comprovando que o A-29 tem essa capacidade de operar em diferentes altitudes”, avaliou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas. Ainda no Brasil, os pilotos realizaram diversos treinamentos simulando a altitude diferenciada.

A Esquadrilha da Fumaça fez sua última participação na F-AIR Colômbia 2017 neste domingo, dia 16 de julho, com demonstração iniciada às 10h20. A programação do evento contém apresentações da Força Aérea Colombiana e dos Estados Unidos da América, além de exposição de empresas de aviação do país.

 

Veja mais fotos do evento no álbum abaixo:

Via – Força Aérea Brasileira/EDA

COMPARTILHAR