Foi realizada com sucesso a cirurgia de transplante de fígado realizada no Real Hospital Português, em Recife (PE), em uma mulher de 54 anos. A operação se encerrou na madrugada desta sexta-feira (09/09), por volta de 1h30. Agora, a equipe médica aguarda a evolução clínica da paciente.

O avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), operado pelo Esquadrão Pastor (2º ETA), partiu da capital pernambucana por volta das 10h da manhã de quinta-feira (08/09) com destino a Mossoró, distante 280 km à oeste da capital para captar o órgão. O doador foi um motociclista de 32 anos que teve traumatismo craniano após colidir com um carro. O avião retornou a Recife às 17h15 da tarde com o fígado a bordo.

De acordo com o hospital, a senhora aguardava o transplante há cerca de três meses. Segundo a Central Nacional de Transplantes, ela estava em terceiro lugar na lista nacional e em primeiro na macrorregião Nordeste.

Essa foi a 48ª missão realizada pela FAB desde junho. Neste período foram transportados 58 órgãos para transplante, sendo dois rins, três pulmões, cinco pâncreas, 25 corações e 23 fígados. Das 48 missões realizadas em todas as regiões do país, 70% ocorreram na região centro-sul.

 

Fonte – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR