No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Aeroporto de João Pessoa (PB) abre as portas para sua segunda edição do Spotter Day Infraero. Na ocasião, 30 fotógrafos – amadores e profissionais – entusiastas da aviação, terão a oportunidade de acompanhar pousos e decolagens em uma área de domínio totalmente restrito, liberado excepcionalmente para a ocasião.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos e se inscrever pelo hotsite http://spotterdayinfraero.com/. A realização do evento também homenageia os 60 anos do aeroporto, comemorados no dia 20 de agosto.



A programação começa ao meio dia, quando a equipe de Segurança Operacional do aeroporto dará instruções de segurança e distribuirá equipamentos de proteção individual (EPIs). Em seguida, os spotters seguem para o pátio de manobra de aeronaves, área restrita do aeroporto, onde permanecem até o fim do evento.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem os aeroportos.

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

 

Spotter Day no RIOgaleão

O Aeroporto do Galeão, administrado pelo consórcio RIOgaleão, também terá um Spotter Day especial no Dia Mundial da Fotografia (19/08). O objetivo é promover um dia especial para que os spotters – fotógrafos apaixonados e entusiastas da aviação – registrem momentos únicos em ângulos exclusivos do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

 

Via – Infraero (com alterações da Aeroflap)