Foto - ATR/Divulgação

A Iran Air recebeu ao mesmo tempo, no dia 05 de agosto, cinco aeronaves do modelo ATR 72-600, com finalidade de renovar a sua frota antes da imposição de novas sanções pelos EUA.

As aeronaves têm as seguintes matrículas: EP-ITI, -ITJ, -ITK, -ITL e –ITM.

Com esses aviões adicionais a Iran Air conta agora com 13 aviões do modelo ATR 72-600 novos, provenientes de Toulouse. O pedido firme é para 20 aviões, com opções de compra para mais 20 deles.

O Ministério do Transporte do Irã disse que as autoridades francesas solicitaram a aprovação dos EUA, em um processo para fornecer mais aeronaves da ATR e da Airbus para o Irã. Provavelmente os Estados Unidos vão optar por não aprovar essa cláusula, com finalidade de fazer o país se render ainda mais ao novo acordo nuclear proposto pelos EUA.

Durante a cerimônia de entrega o Diretor Executivo da Iran Air, Farzaneh Sharafbafi, disse que “essa entrega foi uma grande derrota para os Estados Unidos, que contraria a decisão de empresas da União Europeia de negociar com o Irã.”

O ministro iraniano dos Transportes, Abbas Akhoundi, disse que “as entregas foram o resultado de ações “positivas” em conjunto com a União Européia, e disse que o Irã pretende colaborar com outros país, como a Índia, Turquia e China.”

This post is available in: pt-brPortuguês