Um jato de treinamento da Força Aérea de Bangladesh caiu nessa terça-feira dia 11, próximo a Base Aérea de Zahurul Haquena no distrito de Chittagong na região de Lohagara. O jato de treinamento YAK 310, de fabricação russa, caiu 15 minutos após a decolagem em uma fazenda próxima a base aérea. Os dois pilotos a bordo do YAK conseguiram ejetar em segurança.

Os pilotos foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea de Bangladesh e levados para o hospital. O local da queda era de mata e um deles ficou preso em uma árvore, informou o diretor de das Relações Públicas do país asiático.

As autoridades competentes do país vão investigar o acidente e membros da fabricante Irkut Corporation (fabricante do jato de treinamento) devem auxiliar na investigação. A frota de YAK 130 é de certa forma recente, os primeiros jatos chegaram para a Força Aérea de Bangladesh em 2015, o país conta com um total de 16 unidades do jato de treinamento russo. O acordo de aquisição foi assinado dois anos antes em 2013.

Além dos jatos de treinamento a Força Aérea de Bangladesh conta com caças Mig 29 e Mig 21, ambos de fabricação russa para a defesa aérea do país caças supersônicos russa, além de jatos checos L-39ZA para treinamento. Na aviação de transporte a força aérea do país conta com algumas unidades do Antonov An-32.

COMPARTILHAR