Companhias Aéreas News

Mercado de aviação doméstica brasileira inicia recuperação do crescimento

Os resultados do transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil em março desse ano marcam a interrupção de um ciclo de retração do mercado iniciado em agosto de 2015. A demanda por viagens dentro do país teve alta de 5,90% na comparação com março do ano passado.

Na mesma base, a oferta teve expansão em patamar um pouco inferior, de 3,98%. Com a demanda avançando mais do que a oferta, o fator de aproveitamento das operações teve aumento de 1,44 p.p., chegando a 79,07% de ocupação. O volume de passageiros transportados nos voos realizados no mês somou 7,4 milhões, crescimento de 5,72%.

Todas as estatísticas são referentes às operações das empresas Avianca, Azul, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico.

Os dados de março de 2017 agora mostram crescimento atípico quando comparados aos resultados muito fracos do mesmo mês de 2016. Esse quadro deve se repetir até meados do ano. A partir de então as estatísticas do setor deverão recuperar consistência com a sazonalidade tradicional do mercado.

“Os números desse mês trazem alento. O pior momento dos últimos dois anos passou. Essa tem sido a percepção das nossas associadas”, relata o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Mas é cedo para falar em crescimento. Mesmo melhores do que os de 2016, um ponto fora da curva, nossos números ainda são piores do que os de 2014, 2013 e até 2011, dependendo do indicador. Acelerarmos a retomada do setor, contribuindo para a economia nacional, depende da resolução das pautas que temos exposto à sociedade desde a criação da ABEAR”, conclui.

Participação do mercado doméstico em março de 2017:

GOL – 35,22%

LATAM – 33,16%

Azul – 18,84%

Avianca – 12,78%

 

Transporte internacional

As companhia aéreas associadas à ABEAR registraram crescimento de 18,43% na demanda por viagens aéreas internacionais em março desse ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em recorte idêntico, a oferta teve expansão de 9,33%. Com a demanda crescendo quase o dobro da oferta, o fator de aproveitamento teve avanço expressivo de 6,49 pontos percentuais, chegando a uma ocupação de 84,46% das operações. O volume de passageiros transportados, em linha com a demanda, aumentou 16,78% (676 mil viajantes no mês).

Os valores de oferta, demanda, volume de passageiros e fator de aproveitamento são os mais elevados para o mês de março na série histórica. As estatísticas são referentes às operações das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, que respondem juntas por aproximadamente 30% do mercado internacional.

Participação do mercado internacional em março de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 77,65%

GOL – 11,69%

Azul – 10,57%

Avianca – 0,10%

 

Via – ABEAR

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This