O relatório Mobility Index, realizado pela Pontomobi, que avaliou a presença móvel das 235 marcas mais valiosas em atividade no Brasil. A Azul Linhas Aéreas conquistou o 1º lugar no ranking entre as empresas aéreas e a 5ª colocação no ranking geral, atrás apenas de marcas do setor financeiro e de telecomunicações. No início deste mês, a aérea lançou um chat com atendimento personalizado dentro de seu aplicativo, reforçando o investimento em um relacionamento digital cada vez mais sólido com seus clientes.

A pesquisa classificou a experiência mobile das marcas em quatro categorias: mobile expert, para aquelas que fazem uso avançado das tecnologias móveis, mobile ready, para as empresas que estão bem inseridas neste mercado, mobile basic, para aquelas que estão em fase de experimentação, e mobile beginner, para as que ainda estão começando a utilizar alguma tecnologia móvel. Num universo de 32 setores econômicos analisados, a Azul, uma das líderes do ranking, figura na seleta lista das dez marcas “rei do mobile expert”, o que representa 4% de todas as empresas avaliadas.

Para a diretora de Comunicação e Marketing da Azul, Claudia Fernandes, a missão da companhia em simplificar o contato com o cliente é um dos fatores que contribuiu para a avaliação positiva. “Trabalhamos constantemente para executar atualizações e melhorias em todos os serviços móveis que oferecemos, desde usabilidade até infraestrutura. Mas sempre buscamos manter o conceito de simplicidade. Um exemplo disso é que em apenas cinco passos o cliente pode comprar uma passagem pelo nosso app”, destaca Claudia.

Empresa mais jovem entre as top cinco do relatório, a Azul faz uso de sua contemporaneidade para estar sempre em busca de inovações nas plataformas mobiles em que atua, de acordo com Claudia Fernandes. “A Azul, por ser uma empresa nova, já nasceu com o DNA digital. Migrar as atividades e ajustar a mentalidade para a experiência do Mobile foi um processo simples. Quando você tem uma cultura focada no cliente, como é o nosso caso, fica mais fácil entender as necessidades e se programar para as mudanças de hábitos,” ressalta a diretora.

As funcionalidades dos aplicativos oferecidos pelas empresas fazem parte dos critérios avaliados. Outros itens como sites, redes sociais e mensageiros, que correspondem a presença das marcas em diferentes plataformas com o intuito de otimizar o contato com o consumidor, também serviram de parâmetro para o resultado da Mobility Index.

 

Criatividade no mobile: chat no app

Desde o início de agosto, a companhia se tornou a primeira empresa do segmento aéreo a lançar um chat com atendimento personalizado dentro de seu aplicativo de venda de passagens. A ação inovadora possibilita aos clientes se comunicar com um dos 800 atendentes do call center para tirar todo tipo de dúvida, 24h por dia, sete dias por semana. Além de tornar a comunicação mais prática e rápida – já que grande parte das pessoas que voam estão sempre conectadas a um smartphone –, o grande diferencial do chat é o atendimento personalizado e humanizado, são pessoas atendendo pessoas, nada de robôs.

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