Na manhã de hoje o Boeing 767-300ER da Força Aérea Brasileira decolou diretamente da Base Aérea do Galeão, no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, com destino à capital federal, a aeronave que apareceu vários dias de junho em Brasília para treinamento militar agora estava escalada para uma outra missão, que na verdade ficaria a cargo do GTE (Grupo de Transportes Especiais).

O Presidente do Brasil, Michel Temer, escolheu o Boeing para voar até uma reunião do G20 na Alemanha, ele também se tornou o primeiro presidente que utilizou a aeronave para transporte especial, comumente o 767 é utilizado para o transporte de tropas e fornecimento de apoio em missões humanitárias.

O Boeing 767 pode transportar 257 pessoas, possui capacidade de carga de 38 toneladas, somando os dois porões, com volume de 115m³. A aeronave é composta por assentos em classe Executiva e Econômica, como em uma típica companhia aérea. o 767 pode ser identificada pelo nome FAB2900.

27611894124_a70b16f196_k

Ainda não está totalmente esclarecido a finalidade do presidente Michel Temer utilizar o Boeing 767 para esta viagem, mas provavelmente é devido à autonomia do avião, que consegue cumprir um voo entre Brasília e Hamburgo, na Alemanha, sem escalas. Ao contrário o Airbus ACJ319 presidencial precisa de uma escala para conseguir chegar no destino.

A escolha de Temer por maior agilidade tem um custo, o consumo do Boeing 767 é muito superior, quando comparado com o ACJ319, que leva apenas poucos passageiros e tem motores de menor potência.

O Boeing 767-300ER é operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT), localizado na Base Aérea do Galeão, a aeronave é derivada de um contrato de locação assinado em 2016, com duração de três anos, com possibilidade de ser ampliado por mais um ano. Entre os requisitos da FAB no contrato estava a idade mínima de uso de 20 anos, fornecimento com pallets LD-2 e não ter registro de acidentes. O documento foi assinado em Washington DC e anunciado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

COMPARTILHAR